Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, julho 13, 2008

"Coisas da minha Universidade"

«Foram fazer queixa ao Juiz. Querem-me no Tribunal (veja-se o anexo).
Mas eu nada tenho a ver com tribunais.
O meu lugar é na Universidade, que é uma casa de ideias, de cultura, de espírito crítico e de liberdade.
Se houver que jurar sobre a Bíblia, são estas as minhas convicções e será esta a minha defesa.
A DENÚNCIA, INTENTADA À MINHA PESSOA PELO [...] e [...] TEM UMA VEZ MAIS UM CARIZ INTIMIDATÓRIO.
DIZ RESPEITO, SEGUNDO ELES, AO ENVIO DE NOTÍCIAS e COMENTÁRIOS sob a forma de e-mails PARA O BLOG DO PROFESSOR CADIMA RIBEIRO.
Para além do muito mais, esquecem-se que o "Universidade Alternativa" é um Fórum de Discussão: “o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região”.
Um Bem-haja a todos,
Nuno Soares da Silva»
*
(reprodução parcial de mensagem intitulada "Coisas da minha Universidade", recebida nesta data e remetida pelo seu signatário; o anexo, que não se reproduz, é a convocatória recebida do tribunal)
.
Comentário: trata-se de mais um episódio triste, na continuidade de muitos outros vividos na UMinho nos últimos anos, protagonizados, aliás, pelas mesmas pessoas, mais coisa menos coisa; a natureza intimidatória é óbvia; se o "incidente" merece repulsa, muito mais a merece este último aspecto; é a universidade que temos, infelizmente)

11 comentários:

Anónimo disse...

Triste! "1984" aqui tão perto! Quem diria!

Regina Nabais disse...

Este "post" fez-me recordar que alguém me disse um dia que "aprisionar pássaros não emudece o seu canto" e que há atitudes que só reflectem falta de confiança pessoal.
Numa instituição de ensino superior, então, os procedimentos como os relatados, para mim, são muito lamentáveis - sobretudo pelo significado que lhes atribuo - são mesmo inaceitáveis para quem tem também a responsabilidade de EDUCAR.

Abraço grande aos censurados.
Não desanimem!

Anónimo disse...

È sempre o mesmo senhor e os seus paus mandados...esta na hora de tratar da saúde desta gente...Há que investigar o percurso desdes senhores e as suas actividades e ligações estranhas...para que se acabe com isto...os bonecos perderam e hão de perder mais vezes...enfim bonecos e palhaços não assustam...

Anónimo disse...

Esclareça-me por favor quem puder fazê-lo. Escreve-se que a queixa
"DIZ RESPEITO, SEGUNDO ELES, AO ENVIO DE NOTÍCIAS e COMENTÁRIOS sob a forma de e-mails PARA O BLOG DO PROFESSOR CADIMA RIBEIRO". Não percebo... Então a matéria sobre a qual incide a queixa (crime?) é algo publicado ou é o "delito" de utilização do email para um determinado fim e destinatário? Bom se diz respeito à utilização do email, certamente não seria o Prof Cadima a "entregar" a pessoa em causa. Será que estamos em presença de espionagem electrónica que permita a terceiros (C) ter acesso às mensagens trocadas entre duas pessoas (A e B)?

Anónimo disse...

Não é novidade a espionagem, e por quem é feita também não, basta perguntar a quem trabalha na Universidade. Parece-me que nem às autoridades surpreende...

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro(a) autor(a) do comentário precedente,
Sendo matéria que parece envolver-me directamente, estou, eu também, com grande curiosidade de saber sobre que incide a queixa, em concreto.
Poderá ser sobre os extractos do Diário da República aqui reproduzidos, sobre as notícias de jornais aqui invocadas, sobre os comunicados produzidos pelos funcionários não-docentes no contexto da ainda recente disputa eleitoral e da disputa judicional que a precedeu. Em muitas destas situações a origem, bem identificada, da informação foi o o colega agora processado judicialmente.
Os demais colaboradores deste blogue que se cuidem,portanto.
O motivo do procedimento judicial não poderá, obviamente, ser nenhuma mensagem anónima,pela natureza das coisas. Neste caso, os fornecedores de informação e autores de comentários são bastantes mais.
É também muito intrigante como é que informação que pode ser e foi publicada poderá ter gerado desconforto pela respectiva publicitação. Neste caso, seria a publicitação que seria questionada e não a origem da informação, para mais anónima, como poderá deduzir-se.
Sobre a quebra do sígilo das caixas de correio electrónico não direi nada nesta altura. Já a isso me referi noutra ocasião, há uns largos meses.
Cordiais cumprimentos,

Anónimo disse...

quem são os palhaços dos paus mandados? Nuno diga quem são para se tratar da saúde a esta gente

Anónimo disse...

Caros e distintos colegas,
Apesar de ter enviado para alguns membros da academia o ofício/notificação do Ministério Público, ele nada diz em concreto. Apenas «que fui» DENUNCIADO E ME CONVOCA PARA ESTAR PRESENTE NO DIA 11-09-2008, PELAS 10:00 Porém, num telefonema que fiz para aquele serviço (e que naturalmente os nossos "agentes" terão detectado ), vim a saber que aquela denúncia foi feita por dois dos “agentes” dos Serviços de Acção Social e que se deve a troca de e-mails, com publicação no Blog “Universidade Alternativa”.

Brevemente, após uma ida graciosa ao Ministério Público - para consultar o processo -, poderei adiantar, e publicitarei no mesmo Blog (se me for permitido), os nomes dos ditos cujos denunciantes e das razões que os levaram a tomar tão leviana posição.

No entanto, não posso deixar de agradecer o apoio incondicional por parte não só dos que mesmo anonimamente estão a dar “a cara” e em muito especial à Professor Doutora Regina Nabais pela forma solidária mas também encorajadora como tem publicado os comentários.

Finalmente, noticio agora, que toda esta forma ilegal de espionagem não é novidade para mim, já que tive a oportunidade de saber através de um Inspector da Polícia Judiciária que não só o meu telefone de serviço como a minha caixa de correio estavam há muito a ser espiadas (isto passou-se há dois anos).

Um abraço,
Nuno Soares da Silva

Anónimo disse...

Paus mandados:
MP SAS
RR SAS
JF GSI
PV SCOM

Anónimo disse...

Esse senhor Carlos Silva esta precisar de uma lição...e espere quando menos contar e sem saber de onde terá a su dose.

Dario Silva disse...

Não posso crer!
A gente madura que comanda o barco continua a imitar Salazar?
Eu, por mim, nunca esquecerei que o sr. reitor Guimarães Rodrigues obedeceu prontamente ao telefonema do seu amigo (?), o edil de Celorico de Basto Mota e Silva que lhe pediu que eu fosse calado por causa de algumas verdades indesmentidas a que (também) eu dei voz. Enfim, que método tão ultrapassado de boicotar a liberdade de pensamento e opinnião.
Mas essa não foi a única vez.
Esta Fraca Gente enfraquece uma universidade que não merecia ter caído em desgraça.

Mi liga, vai... não há mal que dure para sempre.