Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, maio 14, 2008

Comunicado da FENPROF: apoios à ciência

"Como é do conhecimento de todos, o Ministro Mariano Gago tem vindo a anunciar, com pompa e circunstância, medidas de apoio financeiro ao desenvolvimento da Ciência em Portugal, como foi o caso, esta 2ª feira, em Aveiro.
As medidas agora anunciadas não contêm, no entanto, muita novidade, pois os 500 investigadores a contratar fazem parte dos 1000 já anunciados anteriormente e os concursos anuais para bolsas já são, felizmente, um facto relativamente bem consolidado.
Ninguém duvida de que o país está bem precisado de recuperar do enorme atraso que nesse domínio tem, face às médias dos países da UE e da OCDE, e o aumento do orçamento da Ciência nos últimos anos aponta nesse sentido.
Está, contudo, ainda por fazer uma avaliação independente da relação custos/benefícios dos elevados investimentos que se estão a fazer, em particular, nas parcerias com universidades americanas (MIT, CMU e U. Austin), havendo legitimas dúvidas, por parte de muitos destacados académicos, sobre se não se estará, com essa iniciativa concreta, mais a procurar dividendos políticos e benefícios para investigadores ou grupos de investigação com maiores afinidades com os governantes, do que genuinamente a tentar promover a competitividade do país.
Exige-se, para que não permaneçam quaisquer dúvidas sobre a honorabilidade pessoal e política desses governantes, que sejam divulgados todos os dados que permitam uma avaliação fundamentada daquelas parcerias [...].
[...]
Sem dúvida que investir na Ciência é também investir no Ensino Superior, mas é inaceitável que o reforço do investimento na Ciência tenha como contrapartida a depauperação que este Governo tem imposto às instituições que têm como uma das suas missões mais importantes a formação dos quadros indispensáveis ao desenvolvimento do país."
*
(reprodução parcial de comunicado da FENPROF Ensino Superior e Investigação, intitulalado "Apoio à Ciência é positivo, mas...", que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico)

Sem comentários: