Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, novembro 03, 2007

A lista do reitor: as primeiras reacções

i) «Caro […],
À luz de uma nossa conversa recente e da listagem que aparece abaixo, sou obrigado a felicitar-me por teres tido o bom-senso de não dar a cara pela lista do reitor. Embora seja um gesto já algo tardio, mais vale tarde que nunca.
Se tiveres curiosidade em ler uma minha primeira tomada de posição, podes encontrá-la em [...]. Haverá outras e noutras sedes.
Desejo-te um bom fim-de-semana.
Um abraço,»
*
ii) «...»
*
iii) «Caros(as) colegas,
No meu blogue, podem encontrar já uma primeira reacção à lista do reitor […].
Surpresa foi só ter sido anunciada tão cedo.
O manifesto, aparte as expressões de boa-vontade - nalguns casos, arredias das práticas dos seus proponentes - encontram generalidades e, sobretudo, a afirmação da vontade de não se comprometerem. Voltarei a isso durante o fim-de-semana.
[…].
Cordiais cumprimentos,

J. Cadima Ribeiro»
-
(reprodução parcial das primeiras mensagens trocadas na sequência da divulgação da lista em título)

4 comentários:

Anónimo disse...

Então Prof. Cadima? Como estão a correr as coisas?

Dê-nos um sinal.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro(a) colega,
Que mais lhe posso dizer para além do que tenho transmitido quase diariamente? Olhando para as listas que se apresentam e respectivos ideários ou sua ausência (como é caso destes últimos que se apresentaram), não concorda que "as coisas" vão mal?
Gostaria que fosse diferente mas, para tanto, seria necessário que os membros da UMinho que querem mais para a Instituição que transformá-la numa ou preservá-la como uma coutada para exercício de poderes e vaidades pessoais achassem que valia a pena abandonar o seu sossego relativo. Até lá poucos sinais de experança lhe posso transmitir.
Asseguro-lhe, no entanto, que o meu (e o seu) desconforto serão também o desconforto dos vendilhões do templo que por aí se vão exibindo, tal como já o vem sendo desde Maio de 2006.
Um abraço,

Anónimo disse...

Prof. Cadima

A primeira lista, a do Pedro Oliveira, já anunciada há algum tempo parece mesmo uma lista de “personalidades” (e de vaidades pessoais). Quanto ao ideário, o Prof. já disse tudo o que há a dizer.

A segunda lista tem gente que foi eleita pelas suas escolas. Não sei se isso é garantia e se são capazes de definir a universidade. Como o Prof. diz, um saco de gatos.

Dá que pensar. Tinha esperança que não se revendo em nenhuma das listas já conhecidas o Prof. estivesse a construir uma alternativa. Eu penso que tinha havido possibilidade, se não fossem as tais vaidades pessoais.

Sou solidário no desconforto.

Anónimo disse...

Não percebo como se pode dizer que a lista, ainda desconhecida segundo julgo saber, a que poderá estar ligado o Pedro Oliveira seja uma lista de "personalidades e de vaidades". Têm a certeza disso? Vejam lá não se enganem. Além disso quem mais se chegou à frente para dar luta ao senhor reitor e aos seus pupilos e pupilas? Antes e ao que parece agora. Juizos precipitados não são coisa boa. O ideal é unir as forças para deixar a academia respirar. Bem precisa. Mas não será seguramente com a lista do senhor reitor. Haver alternativa é positivo, mesmo que esteja em questão algum colega que nos mereça menos confiança. Vamos lá mas é a mobilizar no sentido da mudança.