Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, novembro 22, 2007

Notícias do Minho e do Laboratório de Nanotecnologia

«Braga acolhe Cimeira Ibérica a 17 e 18 de Janeiro

LABORATÓRIO DE NANOTECNOLOGIA:
“PRIMEIRA PEDRA” EM JANEIRO

O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, um projecto conjunto dos governos de Portugal e Espanha, inicia em Janeiro de 2008 a construção das suas instalações em Braga, foi agora anunciado pelo ministro português da Ciência e Tecnologia.

Mariano Gago, que participava na “Conferência de Alto Nível sobre Nanotecnologias” a decorrer na Universidade do Minho, adiantou que o “lançamento da primeira pedra” vai acontecer durante a próxima Cimeira Ibérica, a realizar igualmente em Braga a 17 e 18 de Janeiro de 2008, sendo assim apadrinhada pelo Primeiro-Ministro de Portugal, José Sócrates, e pelo Presidente do Governo de Espanha, Jose Luis Zapatero.
Conforme é público, esta unidade internacional de investigação em nanotecnologia vai situar-se junto do Complexo Desportivo da Rodovia, a escassos metros da Universidade do Minho, em terrenos cedidos pelo Município de Braga.
O Ministro da Ciência e Tecnologia reafirmou, na oportunidade, a calendarização definida para esta unidade ibérica de “i&d”, confirmando o ano de 2009 para a sua entrada em funcionamento.
Neste momento – disse – decorre a análise das propostas para a construção do laboratório, a que se candidataram duas empresas.
O Laboratório Internacional Ibérico de Nanotecnologia, que visa o reforço da colaboração científica e tecnológica entre Portugal e Espanha, está, contudo, aberto à adesão de outros países e à participação de instituições e de especialistas de todo o mundo, visando constituir-se como pólo de investigação internacional de excelência, desenvolvendo parcerias com instituições do ensino superior e com o sector económico, a promoção da transferência de conhecimento de valor acrescentado e gerador de emprego e a formação de profissionais especializados.

Mais informação:
http://www.umic.pt/index.php?option=com_content%26task=view%26id=2795%26Itemid=212
Câmara Municipal de Braga, 21 de Novembro de 2007
P’ O Gabinete de Comunicação,

(João Paulo Mesquita)»
*
[reprodução integral de mensagem recebida por correio electrónico, com a proveniência e a temática identificadas]

Sem comentários: