Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, novembro 24, 2007

Quebra-cabeças para um dia frio de fim-de-semana

As mensagens que reproduzo de seguida, sob a figura de estilo da carta aberta, circularam na rede interna de uma Escola perto de si, na UMinho, na semana que agora finda, sob a epígrafe “Comemoração de uma data”, e parecem-me bastante expressivas, sob diversos pontos de vista. Concordarão ou não.
Antes de ir mais longe, vejamos o seu conteúdo:

«Caros(as) colegas,
Comemorando-se nesta ocasião 15 (quinze) dias desde que, sem explicação nem aviso*, foram encerradas as casas de banho masculinas existentes no piso do Departamento de […], em razão do elevado simbolismo da data, não posso deixar de lembrá-la e convidar-vos, a todos, a que se associem a esta comemoração.
Com saúde, talvez possamos comemorar os primeiros 30 dias de encerramento e, depois, os seis meses e assim sucessivamente.
Tenham um bom dia!

[…]

* ao que consta, o "Conselho de Gestão" da […] irá reunir num futuro próximo, talvez daqui por 15 dias, para se debruçar sobre a oportunidade de prestar o esclarecimento em falta e repor o bom-senso
»
------------------------------

«terça-feira, 20 de Novembro de 2007 10:55
Assunto: Comemoração de uma data

Caros(as) colegas,
Comemorando-se nesta ocasião 13 (treze) dias desde que, sem explicação nem aviso, foram encerradas as casas de banho masculinas existentes no piso do Departamento de […], em razão do elevado simbolismo da data, não posso deixar de lembrá-la e convidar-vos, a todos, a que se associem a esta comemoração.
Com saúde, talvez possamos comemorar os primeiros 30 dias de encerramento e, depois, os seis meses e assim sucessivamente.
Tenham um bom dia!

[…]
»

As mensagens tinham destinarário óbvio, que não era explicitado, por manifesta redundância, naquele contexto.
Num dia frio como o que está, em vésperas de natal, com as compras já todas feitas, ocorreu-me lançar-vos o desafio de identificarem o(a) destinatário(a) das mensagens, ao estilo de quebra-cabeças de tempos idos. Haverá alguém que queira habilitar-se a deslindar este enigma?
Consciente do seu elevado grau de dificuldade, a título de ajuda aos corajosos, deixo as dicas seguintes:
i) a pessoa em causa andou a negociar a respectiva inclusão na lista do Moisés Martins/Licínio Lima ao longo de várias semanas, tendo roído a corda na véspera do fecho da lista; e
ii) “surpreendentemente”, acabou por cair na lista do reitor, em lugar elegível.

Vou ficar a aguardar a vossa perspicácia. Não me desiludam!

J. Cadima Ribeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Não consegui decifrar. Não percebi o porquê de chamar lista do Moises? Mas a ratazana também não roeu não corda? Nao é um quebra cabeças, é um quebra tolas.

Anónimo disse...

A lista A, essa sim é a do Reitor..Pois essa sim não tem como base qualquer projecto democrático...pelo contrário, como alias já nos habituou...