Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, novembro 18, 2007

Um convidado ComUM, em tempo incomum

Que propósitos podem presidir à edição de um jornal de parede electrónico?
Provavelmente, as respostas serão tantas quantos os blogues que se editam. Porventura serão mais, ainda. No caso particular deste, foram: agitar consciências; dizer publicamente que o “rei” ia(vai) nu; escrever "cartas abertas" aos dirigentes da UMinho e à academia todos os dias; trazer para a vida da academia minhota, e não só, um pouco mais de transparência e de liberdade; dar um modesto contributo para o debate sobre as vias do futuro da UMinho, que devia fazer-se diariamente e nem em períodos eleitorais se faz, para mal dos nossos pecados.
Que têm em comum os blogues Avenida Central, Colina Sagrada, Mesa da Ciência, e Universidade Alternativa?
Verosivelmente, pouca coisa, ou talvez muita! Entre o que têm em comum, estará: serem projectos de cidadania; serem editados no Minho, realidade subjectiva (no sentido de comunidade sedeada num território) existente, por contraponto doutras diariamente proclamadas e, mesmo assim, inexistentes (tome-se como exemplo paradigmático “o norte”); eventualmente, diversas outras coisas que a diferença de objectos temáticos não deixa transparecer:
Que têm em comum os blogues listados no parágrafo anterior?
Pois, desde esta data, têm em comum o ComUM, jornal “online”, isto é, são os quatro “Blogues convidados”, do ComUM.
Foi sensato aceitar o convite?
Não sei. Só o tempo o dirá! Mas que convites é que podem e devem recusar-se?
E o Sr. reitor?
Pois que se dane o Sr. reitor. A UMinho há-de ter futuro, apesar dele.

J. Cadima Ribeiro

Sem comentários: