Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, novembro 07, 2007

Também me irrito ...

"Também me irrito quando vejo o ensino público comandado por sábios e distante das necessidades do mundo que devia servir."
Pedro Lomba
(extracto de artigo de opinião, intitulado "O Fracasso da Escola Pública?", publicado no Diário de Notícias/DN online, em 07/11/01)
-
Comentário: também eu me irrito quando vejo gente profundamente desqualificada em matéria de princípios básicos de gestão e de organização e olimpicamente alheada do que vai fora dos muros dos campi a decidir sobre a vida das Instituções de Ensino Superior, a começar por aquela onde trabalho. Ainda mais me incomodo quando lhes oiço o discurso hipócrita e bolorento. É esta gente que vai operar a grande reforma do Ensino Superior nacional? ... Temos ministro que é Gago!

2 comentários:

Anónimo disse...

Não percebo.
Tiraram o Moisés e o Paulo Dias. Porquê?
Pensei que era um grupo coeso.
Podiam ter incluído o Prof. Cadima.
Podiam ter chamado o Rocha Gomes, a Isabel Ferreira, etc.
Com um pouco mais podiam ter reunido 12 magníficos professores.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro(a) colega,
"Os designíos de deus são, muito vezes, insondáveis".
Obrigado pelo apreço que exprime por mim, deduzido das considerações que produz. Devo dizer-lhe, a propósito, que a minha inclusão nessa lista nunca esteve em causa. Para que eu participasse numa qualquer lista, os interessados teriam que ter abertura para discutir o projecto e a estrutura da lista comigo, e serem muito mais ousados em termos de propostas para a gestão e organização da Instituição.
Outro tanto iria exigir, seguramente, o Rocha Gomes e outras pessoas com quem estou a trabalhar visando o futuro próximo.
Obviamente, muita gente interessante e capaz poderia e deveria integrar as listas que se apresentaram, o que não significa dizer que todos os que lá estão são incompetentes.
Julgo que, nisto, a lista dinamizada pelo Moisés Martins e pelo Licínio Lima quis rivalizar com a do reitor, que já era conhecida há muito.
Não desanime: "a procissão ainda só vai no adro".
Cordiais cumprimentos,