Caros(as) colegas,
caros(as) alunos(as),
Agora que "a onda passou", é mais necessário o combate: falo do combate pela liberdade de expressão de pensamento e de criação na nossa Instituição; falo do combate pela reforma do modo de funcionamento e organização da UMinho; falo do reganhar de um projecto de Universidade que sintamos nossa e para o qual todos contribuamos um bocadinho.
É esta a luta que vos pronho. É este o desafio que vos quero aqui lançar, para prosseguir até que a vitória esteja conseguida.
Este blogue pretende ser, desse ponto de vista, um espaço de diálogo e debate, e um lugar de liberdade onde gostaria que, em número dia a dia multiplicado, nos pudessemos encontrar. É, por isso, alternativo (universidade alternativa), para contrapor à universidade amordaçada que temos; e alternativo para que se distinga dos espaços de exercício autocrático de autoridade.
A ver vamos se conseguimos fazer destes ideais prática quotidiana; a ver vamos se o que vos proponho é bem interpretado e o meu desafio é aceite pelos que ousam...
J. Cadima Ribeiro