Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, maio 30, 2006

Agora que a onda passou

Caros(as) colegas,
caros(as) alunos(as),
Agora que "a onda passou", é mais necessário o combate: falo do combate pela liberdade de expressão de pensamento e de criação na nossa Instituição; falo do combate pela reforma do modo de funcionamento e organização da UMinho; falo do reganhar de um projecto de Universidade que sintamos nossa e para o qual todos contribuamos um bocadinho.
É esta a luta que vos pronho. É este o desafio que vos quero aqui lançar, para prosseguir até que a vitória esteja conseguida.
Este blogue pretende ser, desse ponto de vista, um espaço de diálogo e debate, e um lugar de liberdade onde gostaria que, em número dia a dia multiplicado, nos pudessemos encontrar. É, por isso, alternativo (universidade alternativa), para contrapor à universidade amordaçada que temos; e alternativo para que se distinga dos espaços de exercício autocrático de autoridade.
A ver vamos se conseguimos fazer destes ideais prática quotidiana; a ver vamos se o que vos proponho é bem interpretado e o meu desafio é aceite pelos que ousam...
J. Cadima Ribeiro

6 comentários:

Anónimo disse...

Bom Dia, acho a ideia boa e interessante,mas acho que devia vir acompanhada de um forum de discussão, é mais pratico para que os assuntos sejam lançados e debatidos
PS:O texto contem alguns erros ortograficos

Anónimo disse...

Se acontecer como o que aconteceu com o forum que pedi para criarem na umonline, a participação não será grande coisa. (A última vez que espreitei tinha tido mais de setecentas visitas e nenhuma deixou rasto. Talvez, porque se tinham forçosamente de identificar. A interrogação que deixo aqui hoje, é se realmente (eu nem quero acreditar) o facto de as pessoas poderem fazer comentários anónimos em alternativa a assinados faz alterar tanto o respectivo comportamento, e se iso é típico do ambiente que se vive actualmente na U.M., ou se é algo mais vasto, que perpassa por toda a n/ sociedade. Mais tarde voltarei com comentários mais substanciais, mas tb. talvez fosse de lançar umas primeiras achas para a fogueira por parte do criador do blogue, para ver se pega fogo...
Carlos Páscoa Machado

J. Cadima Ribeiro disse...

Caros(as) colegas,
Agradeço os vossos comentários, até pelo seu carácter pioneiro. Sabemos bem que, amiúde, os primeiros passos são os mais difíceis de dar.
Considero o blogue na fase de teste, pelo que o seu funcionamento futuro será ditado pelo que aprender(mos) entretanto. Há também diálogos cruzados em curso que ditarão o evoluir do formato.
Sobre a problemática do anonimato, diria que, se o seu uso é indesejável, a verdade é que há, previamente, que questionar que cultura institucional, que modelo de gestão da organização é este que inibe a livre expressão e gera medo. Se as pessoas são dotadas de uma boa formação ética e cívica (e não há razão para supor o contrário) então o problema estará na própria organização e nos seus dirigentes.
O reitor re-eleito por uma assembleia eleitoral que reconheceu ( em declarações para os jornais) não representativa da realidade da Instituição, está satisfeito, salvaguardado um pequeno período recente em que a UMinho se pareceu com uma "ágora". Será, talvez, caso para que se insista. Afinal, um reitor também precisa de ter algumas contrariedadas ocasionais, até para que melhor aprecie o sucesso do trabalho realizado.
Kadima

Anónimo disse...

Meu caro Cadima,
Vejo com agrado a abertura de mais um forum de expressão livre na nossa Universidade.
O último mês demonstrou à saciedade o quanto teremos que reflectir e dialogar sobre uma universidade que se deseja lugar de criação, liberdade e participação.
Assim sendo, os comentários anónimos não deveriam ser tolerados.
Afinal, parece que agora já ninguém vai preso por se exprimir...

Anónimo disse...

Também saúdo o colega Cádima e a abertura deste blog, fazendo votos para que o mesmo se constitua como mais um espaço de liberdade e vigilância democrática, na procura de uma Universidade que queremos como PLURAL e, por isso, ALTERNATIVA àquela que tem existido. Pessoalmente não me choca que existam comentários anónimos, desde que os mesmos não sejam ofensivos, visando pessoas em concreto, desvairem sobre a sua vida privada ou honorabilidade, ou exprimam apenas formas mal-educadas de desvirtuar os debates. Na minha opinião, apesar de ninguém ir preso por opinar, a participação em meios organizacionais restritos e hierarquicamente ordenados como a Universidade do Minho, precisa de ser conquistada com persistência, coragem e confiança. Confio que um pouco de tolerância aos "anónimos" será uma forma de contribuir para que muitos aqui venham exprimir as suas opiniões, problemas e esperanças. Erradicar pura e simplesmente e de imediato os comentários anónimos significará confinar este espaço a uns quantos participantes que podem (ou que julgam poder) escapar às malhas do controle organizacional vigente “sem verem as suas vidas a andar para trás”. Sinceramente, não acredito que possamos pensar de outra maneira, pelo menos quando os debates incidirem sobre opções criticáveis da "estrutura dirigente".

Anónimo disse...

Bom Dia,
tal como disse antes considero a ideia bastante boa e acho q deveria seguir em frente...se para isso é necessario manter os anonymous entao que se mantenha, essa é a minha opiniao.Claro que todos os comentarios ofencivos devem ser logo retirados.
Espero que este blog continue porque é uma forma de as pessoas se exprimirem independentemente da sua pocisão na UM.