Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, outubro 30, 2009

Eleições para os órgãos de direcção da EEG: Conselho de Escola

Debate: declaração inicial do representante da Lista C

Caros representantes das listas oponentes,
Caras Colegas,
Caros Colegas,

1. Sendo um momento de liberdade este que aqui nos trouxe, gostaria de começar por vos ler um pequeno texto poético de um aluno desta Escola. Intitula-se “Fantasma” e diz o seguinte:

Vamos dar as mãos!
Vejo,
escondido na noite,
um fantasma
que desaparece
por baixo de candeeiros
com formas humanas.

(JPC, 2009).

2. Escrevi algures que, a escolhermos um “slogan”, o desta lista seria: “É imprescindível o cumprimento de princípios basilares de liberdade, transparência, responsabilidade e cultura do mérito baseada em critérios de avaliação exigentes e objectivos.”

3. Podendo ser o lema da candidatura que protagonizamos e aqui represento, acrescente-se que é uma das mensagens que integram os princípios orientadores da lista que candidatamos ao Conselho Científico (e que foi sorteada como sendo a Lista A, candidata ao referido órgão da EEG).

4. No mesmo documento também se diz que “Entendemos que só assim é possível que todo o pessoal docente e investigador se reveja na missão da EEG e se sinta motivado a contribuir positivamente para o seu efectivo alcance.”

5. Consistentemente com esse enunciado programático, diz-se no documento que suporta a lista candidata ao Conselho de Escola (sorteada como sendo a Lista C) que “Estes princípios deverão ter uma tradução concreta na acção corrente, nomeadamente, entende-se que:

§ a organização da Escola deve obedecer ao princípio da subsidiariedade, [isto é,] as decisões devem ser tomadas tão próximo quanto possível do nível de intervenção mais adequado;

§ as subunidades devem usufruir da necessária autonomia académica e financeira para que possam desenvolver estratégias de excelência;

§ os princípios […] que devem reger a afectação de recursos às subunidades de ensino e de investigação devem ser claramente definidos e comunicados;

§ a criação, fusão ou extinção de centros [ou]núcleos de investigação deve partir da iniciativa dos investigadores [e] o princípio de adesão voluntária aos centros de investigação deve ser preservado.”

6. Finalmente, para que não se alimentem mal-entendidos, quisemos sublinhar no nosso documento de princípios que, “Dado que entre as competências do Conselho de Escola está a eleição do Presidente da Escola de Economia e Gestão, […] os candidatos que integram esta lista são apenas candidatos ao Conselho de Escola, livres de condicionamentos ou de tutelas que aprioristicamente influenciem aquela escolha.”
Concluímos, reafirmando que, “Em diálogo com os representantes das demais listas que vierem a estar presentes neste órgão, esperamos poder contribuir para soluções que prestigiem a Instituição e que contribuam para a afirmação nacional e internacional da Escola de Economia e Gestão.”

Obrigado!

EEG, Braga, 2009-10-29

J. Cadima Ribeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Dúvida pós-debate: Porque será que a cabeça da lista A tem tanto interesse em propagar aos sete ventos que o cabeça da lista C não é candidato a Presidente da EEG?

Anónimo disse...

e porque sera que o prof. Cadima diz que não? Ou sera : "... por enquanto não"?
Penso que não deverá dizer Não, tão cedo!