Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, outubro 11, 2008

"Portugal não figura neste top 200, que inclui 33 países"

«Os Estados Unidos e o Reino Unido dominam o ranking das 200 melhores universidades do mundo, publicado ontem pela revista inglesa Times Higher Education (THE) e pela Quacquarelli Symonds (QS), um portal sobre ensino universitário.
A norte-americana Harvard University continua a ocupar o primeiro lugar, imbatível há cinco anos, desde a primeira edição do ranking. Seguem-se Yale e as inglesas Cambridge e Oxford University, ex aequo na segunda posição em 2007 e no terceiro e quarto lugar este ano, respectivamente.
Nos 20 primeiros, figuram ainda a Austrália, o Japão e o Canadá, mas só a partir da 16.ª posição. O domínio dos Estados Unidos - com 37 universidades no top 100 - explica-se, em parte, pelos orçamentos milionários das melhores universidades americanas, inigualável no panorama europeu.
[...]
Portugal não figura neste top 200, que inclui 33 países. Do universo de instituições portuguesas destaca-se apenas a Universidade Nova de Lisboa, a única no top 500 de uma tabela de referência elaborada pela universidade Jiao Tong de Xangai, e o 11.º lugar da Universidade do Porto num estudo ibero-americano sobre instituições de investigação, de 2007. A Universidade Católica conseguiu ainda o 19.º lugar no ranking de programas de formação para executivos do Financial Times, este ano.»
(excertos de Notícia do Público de 08/10/1o, intitulada "EUA e Reino Unido têm as melhores universidades")
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: