«International Public and Social Marketing Conference in the Health Setting
Dias 22 e 23 de Março de 2010
Dias 22 e 23 de Março de 2010
Campus de Gualtar da Universidade do Minho
O Marketing Social tem como principal objectivo a promoção de mudanças comportamentais susceptíveis de melhorar a vida das pessoas. Para conseguir este desiderato, o Marketing Social adopta técnicas de comunicação associadas ao marketing tradicional, que se mostrem capazes de promover a adopção de comportamentos promotores de saúde. Como estratégia de comunicação de massas, não raras vezes, os Governos lançam mão de campanhas de Marketing Social como meio de comunicação global, no sentido de promover a adopção de comportamentos saudáveis ou, pelo contrário, no sentido o desincentivar comportamentos que possam pôr em causa a saúde. Não obstante a reconhecida importância como instrumento de comunicação, o Marketing Social continua, ainda hoje, a ser bastante negligenciado. Esta Conferência Internacional tem como principal objectivo alertar para a importância deste tema, propondo-se abordar os princípios e identificar os instrumentos básicos do Marketing Social susceptíveis de promover mudanças sociais e comportamentais que permitam atingir os objectivos de saúde. Estas noções serão de grande utilidade para planificar e levar a efeito intervenções propícias à adopção de comportamentos, de práticas, de acções ou de medidas ao nível da população e dos diversos intervenientes, bem como, das instâncias de decisão no âmbito da saúde.
Os principais objectivos subjacentes a esta Conferência são:
- Fornecer uma vasta perspectiva da aplicação do conceito de marketing na área da saúde;
- Compreender as noções e os princípios do Marketing Social;
- Identificar os contributos do Marketing Social no âmbito da saúde;
- Implementar estratégias de marketing no sector da saúde, tendo em conta as suas especificidades.
Destinatários:
O Marketing Social tem como principal objectivo a promoção de mudanças comportamentais susceptíveis de melhorar a vida das pessoas. Para conseguir este desiderato, o Marketing Social adopta técnicas de comunicação associadas ao marketing tradicional, que se mostrem capazes de promover a adopção de comportamentos promotores de saúde. Como estratégia de comunicação de massas, não raras vezes, os Governos lançam mão de campanhas de Marketing Social como meio de comunicação global, no sentido de promover a adopção de comportamentos saudáveis ou, pelo contrário, no sentido o desincentivar comportamentos que possam pôr em causa a saúde. Não obstante a reconhecida importância como instrumento de comunicação, o Marketing Social continua, ainda hoje, a ser bastante negligenciado. Esta Conferência Internacional tem como principal objectivo alertar para a importância deste tema, propondo-se abordar os princípios e identificar os instrumentos básicos do Marketing Social susceptíveis de promover mudanças sociais e comportamentais que permitam atingir os objectivos de saúde. Estas noções serão de grande utilidade para planificar e levar a efeito intervenções propícias à adopção de comportamentos, de práticas, de acções ou de medidas ao nível da população e dos diversos intervenientes, bem como, das instâncias de decisão no âmbito da saúde.
Os principais objectivos subjacentes a esta Conferência são:
- Fornecer uma vasta perspectiva da aplicação do conceito de marketing na área da saúde;
- Compreender as noções e os princípios do Marketing Social;
- Identificar os contributos do Marketing Social no âmbito da saúde;
- Implementar estratégias de marketing no sector da saúde, tendo em conta as suas especificidades.
Destinatários:
Profissionais da Saúde, Administradores Públicos, Especialistas em Marketing e Políticas Públicas, Psicólogos, Sociólogos, Geógrafos, Economistas, Especialistas em Ambiente.
Comissão Científica:
Paula Cristina Almeida Remoaldo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
Joaquim Filipe Araújo (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)
Heberto Priego (Presidente da Rede Ibero-Americana em Mercadotecnia en Salud e Professor Titular da Universidade de Tabasco - México)
Daniel Salas (Direcção em Mercadotecnia de la Salud, Ministério da Saúde da Costa Rica)
Maria da Graça Guedes (Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho)
Francisco Costa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
Comissão Organizadora Local:
Paula Cristina Almeida Remoaldo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
Joaquim Filipe Araújo (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)
Maria de Fátima Martins (Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho)
Núcleo de Estudos de Administração e Políticas Públicas (N.E.A.P.P.)
Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento (N.I.G.P.)
Centro de Investigação em Ciências Sociais (C.I.C.S.)
Official Languages: English, Portuguese and Spanish
Comissão Científica:
Paula Cristina Almeida Remoaldo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
Joaquim Filipe Araújo (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)
Heberto Priego (Presidente da Rede Ibero-Americana em Mercadotecnia en Salud e Professor Titular da Universidade de Tabasco - México)
Daniel Salas (Direcção em Mercadotecnia de la Salud, Ministério da Saúde da Costa Rica)
Maria da Graça Guedes (Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho)
Francisco Costa (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
Comissão Organizadora Local:
Paula Cristina Almeida Remoaldo (Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
Joaquim Filipe Araújo (Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho)
Maria de Fátima Martins (Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho)
Núcleo de Estudos de Administração e Políticas Públicas (N.E.A.P.P.)
Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento (N.I.G.P.)
Centro de Investigação em Ciências Sociais (C.I.C.S.)
Official Languages: English, Portuguese and Spanish
-
Programa:
Dia 22 de Março
Anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão
Manhã
9h30m - Sessão de Abertura
10h - Painel
Moderador: Professor Doutor Filipe Araújo
Mercadotecnia en Salud: Conceptos y aplicaciones - Conferência do Professor Doutor Heberto Priego – Presidente da Rede Ibero-Americana em Mercadotecnia en Salud e Professor Titular da Universidade Juárez Autónoma de Tabasco (México)
Marketing em Serviços Públicos - Isabel Macedo Pinho (Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública da Universidade do Minho)
Debate
Coffee Break – 15 m
11h30m- Painel
Moderadora: Professora Doutora Maria do Rosário Côto
As campanhas de Marketing no domínio da Saúde Reprodutiva – Paula Cristina Remoaldo (Departamento de Geografia da Universidade do Minho)
Marketing Social em Saúde Reprodutiva – Fátima Martins (Escola de Enfermagem da Universidade do Minho)
Debate
13h-14h30m- Almoço
Tarde
14h30m - Painel
Moderadora: Professora Doutora Paula Cristina Remoaldo
Social Marketing of Health in Costa Rica: A new perspective from the Ministry of Health – Dr. Daniel Salas – Direcção em Mercadotecnia de la Salud, Ministério da Saúde da Costa Rica
Responsabilidade Social em Organizações de Saúde: Uma perspectiva deMarketing – Maria da Graça Guedes (Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho)
Debate
Coffee Break – 15m
16h30m – Painel
Moderadora: Professora Doutora Maria da Graça Guedes
Juan Carlos Mandujano Contreras - "Health Marketing using the Marketing BTL" - Juan Carlos Mandujano Contreras (Universidade de Tabasco, México)
Água e Marketing em Portugal – Perspectivas para o século XXI - Departamento de Geografia da Universidade do Minho
Dia 23 de Março
Anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão
9h-13h – Formação do Professor Doutor Heberto Priego
FORMAÇÃO EM MARKETING SOCIAL
1. Conceptualizaciòn de la Mercadotecnia Social
2. Evoluciòn històrica del Marketing social aplicado a la salud
3. Aplicaciones pràcticas del mercadeo social de la salud
-
E-mails de contacto: sec@geografia.uminho.pt
cris.remoaldo@gmail.com»
Anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão
Manhã
9h30m - Sessão de Abertura
10h - Painel
Moderador: Professor Doutor Filipe Araújo
Mercadotecnia en Salud: Conceptos y aplicaciones - Conferência do Professor Doutor Heberto Priego – Presidente da Rede Ibero-Americana em Mercadotecnia en Salud e Professor Titular da Universidade Juárez Autónoma de Tabasco (México)
Marketing em Serviços Públicos - Isabel Macedo Pinho (Departamento de Relações Internacionais e Administração Pública da Universidade do Minho)
Debate
Coffee Break – 15 m
11h30m- Painel
Moderadora: Professora Doutora Maria do Rosário Côto
As campanhas de Marketing no domínio da Saúde Reprodutiva – Paula Cristina Remoaldo (Departamento de Geografia da Universidade do Minho)
Marketing Social em Saúde Reprodutiva – Fátima Martins (Escola de Enfermagem da Universidade do Minho)
Debate
13h-14h30m- Almoço
Tarde
14h30m - Painel
Moderadora: Professora Doutora Paula Cristina Remoaldo
Social Marketing of Health in Costa Rica: A new perspective from the Ministry of Health – Dr. Daniel Salas – Direcção em Mercadotecnia de la Salud, Ministério da Saúde da Costa Rica
Responsabilidade Social em Organizações de Saúde: Uma perspectiva deMarketing – Maria da Graça Guedes (Departamento de Engenharia Têxtil da Universidade do Minho)
Debate
Coffee Break – 15m
16h30m – Painel
Moderadora: Professora Doutora Maria da Graça Guedes
Juan Carlos Mandujano Contreras - "Health Marketing using the Marketing BTL" - Juan Carlos Mandujano Contreras (Universidade de Tabasco, México)
Água e Marketing em Portugal – Perspectivas para o século XXI - Departamento de Geografia da Universidade do Minho
Dia 23 de Março
Anfiteatro 1.01 da Escola de Economia e Gestão
9h-13h – Formação do Professor Doutor Heberto Priego
FORMAÇÃO EM MARKETING SOCIAL
1. Conceptualizaciòn de la Mercadotecnia Social
2. Evoluciòn històrica del Marketing social aplicado a la salud
3. Aplicaciones pràcticas del mercadeo social de la salud
-
E-mails de contacto: sec@geografia.uminho.pt
cris.remoaldo@gmail.com»
*
(reprodução integral de mensagem de correio eletrónico entretanto recebida, proveniente da entidade organizadora da conferência)
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