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sábado, março 12, 2011

Passatempo (VIII)

O documento que se se reproduz de seguida retrata uma situação infeliz vivida numa Escola Universitária Portuguesa, expressão de arbitrariedades que existem e de posturas pessoais informadas por valores publicamente inconfessáveis. No meio disto tudo, fica a dúvida sobre o que condenar mais vivamente: i) se a conduta da secretária de escola; ii) se a do(a) director(a) da Escola que a nomeou e dá cobertura às suas malfeitorias; iii) se o(a) reitor(a) da Universidade que mostra conhecer muito mal a instituição e os seus agentes e perceber muito pouco de gestão de organizações.
Como, no meio de tudo isto, há que saber tirar partido das situações, mesmo das mais infelizes, aqui deixo mais um passatempo que, seguramente, vão apreciar. O tempo cinzento que está, arrastando as pessoas para os centros comerciais aos magotes, pode aliciar alguns a usar alternativamente parte do fim-de-semana para estes jogos criativos.
Atente-se então no texto que aparece abaixo, de que foram omitidos nomes ou designações, alguns dos quais configuram o desafio colocado.
Uma vez mais, o prémio consubstancia-se nuns docinhos que, desta vez, incluem o pudim Abade de Priscos. Espero que a saliva que vos esteja já a crescer na boca não vos tolha o espírito.
«Parecer
A licenciada […], Assistente Técnica, é a funcionária da […] que tem assegurado o apoio de secretariado ao Departamento de […] nos derradeiros anos. Sendo o signatário deste parecer o Director do referido Departamento desde o final de Abril pp., nesse contexto, manteve com ela uma interacção de trabalho quotidiana desde então, podendo por isso atestar como nenhum outro agente da […] as qualidades pessoais, a eficiência de desempenho, as competências técnicas e a cordialidade da sua relação com a generalidade das pessoas com quem aquela tem que interagir profissionalmente.
Esse enquadramento profissional deveria, aliás, ditar que a avaliação anual de desempenho da funcionária em causa ficasse a cargo do Director do Departamento, conforme constava do despacho inicial do Reitor e sempre aconteceu em anos precedentes. Por razões não claramente esclarecidas e fundamentadas, tal parece não vir a acontecer no que se reporta ao ano de 2010, o que desde já está a revelar-se com consequências infelizes.
A infelicidade que invoco decorre, imediatamente, da diferença radical de classificações da funcionária propostas para o ano de 2010 pelo agente, de facto, da avaliação […] face àquelas que a licenciada […] obteve em anos anteriores, não se oferecendo lógico que tenha sido a dita funcionária que, subitamente, tenha perdido qualidades em matéria de capacidade de relacionamento pessoal ou de responsabilidade e compromisso com o serviço. Posto que alguma coisa mudou, o foco do problema tem que estar do outro lado, isto é, do agente que faz a apreciação.
Aliás, não me surpreendem as classificações que são propostas pelo conhecimento que tenho de longa data das duas partes, muito mais longo no que se refere à postura e qualidades da agente, de facto, da avaliação. O contexto de ostensivo tratamento discriminatório por parte da citada Secretária de Escola das funcionárias afectas ao secretariado dos Departamentos […], que pude constatar em sucessivas ocasiões, não indiciava outra coisa. Razões outras que não o efectivo empenho no bom funcionamento dos serviços e percepções erradas da estruturação orgânica conveniente da Escola […], explicarão os repetidos incidentes que invoco e, também, as classificações de serviço agora propostas.
Para que não fique dúvida, quero deixar claro que considero uma afronta pessoal e uma enorme falta de respeito pelo espírito de serviço, dedicação, competências técnicas e afabilidade pessoal da funcionária em causa as classificações […] que lhe são propostas […]. Estas, forçosamente, têm que ter explicação que releva de outros contextos que não os do serviço comprometido com os objectivos da organização de uma funcionária como a Assistente Técnica […].
Porque, embora havendo mal que não pode ser já reparado, não será tarde para corrigir a injustiça que está a ser feita, no contexto da proposta de classificações que lhe está a ser atribuída, deixo aqui declarado apelo a que a situação que denuncio seja revista por tem que pôr em primeiro lugar o serviço à organização e o respeito pelas pessoas que são suas agentes.
Braga, […] Março de 2011
[…]
(Director do Departamento de […]
Para que o exercício não seja difícil em excesso, precisam apenas de tentar identificar: a secretária de escola em causa e, logo, a instituição onde estas arbitrariedades na classificação de desempenho dos funcionários são toleradas.
Para facilitar, deixo-vos a indicação que, em idêntica posição, a dita funcionária já tinha conseguida a proeza notável de se incompatibilizar com a generalidade dos funcionários da dita Escola há 13, 14 atrás, tendo o então presidente da Escola tido o gesto crédulo de admitir que aquela pudesse alguma vez recuperar das obsessões que mantém e das insuficiências em matéria princípios básicos de gestão de recursos humanos e regras de cortesia pessoal.
J. Cadima Ribeiro

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