Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, dezembro 16, 2011

"500 alunos já abandonaram estudos na Universidade do Minho"

«O Movimento Unitário de Estudantes da Universidade do Minho (ELO Estudantil) realizou, quinta-feira, uma concentração, no Campus de Gualtar, em Braga com o objectivo de sensibilizar os estudantes para o corte no passe escolar "sub23".

Cerca de 100 alunos manifestaram-se contra a implementação dos cortes nos passes escolares, ao mesmo tempo que recolheu mais de 700 assinaturas que foram entregues no antigo Governo Civil de Braga no final do dia, dirigidas à Assembleia da República e ao Ministério do Ensino Superior, Ciência e Tecnologia.

"É uma demonstração bastante significativa quanto ao descontentamento por parte dos estudantes às medidas que têm vindo a ser implementadas no Ensino Superior", disse Barbara Seco, do Movimento Unitário de Estudantes da Universidade do Minho (ELO Estudantil), que indicou ainda que "estas medidas são responsáveis pelo afastamento dos estudantes do Ensino Superior".

Segundo este movimento, na UMinho há 500 estudantes que se viram obrigados a abandonar os estudos por falta de condições económicas, no passado ano lectivo. "O Secretário de Estado anunciou a 10 de Novembro que até final do ano se baixaria o preço para 2.20euro, contudo, hoje almoçamos na cantina da UMinho e pagamos 2.45euro", referiu ainda Barbara Seco.»

(reprodução de notícia JN, de 16 de Dezembro de 2011)
__________________________
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: