Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, julho 11, 2008

Comunicado: SNESup organiza Encontro sobre Avaliação de Docentes e Investigadores

«SNESup - Sindicato Nacional do Ensino Superior
Colegas
As carreiras docentes do ensino superior e a carreira de investigação científica são carreiras de elevados níveis de exigência, qualificação e responsabilidade, a que têm sempre estado associados processos de avaliação próprios, que nada têm a ver com os utilizados pela administração burocrática. Só mesmo para a Direcção-Geral da Administração e Emprego Público do Ministério das Finanças e da Administração Pública (MFAP) as nossas carreiras são "carreiras não avaliadas".
O SNESup defende que os actuais processos de avaliação mediante concursos, provas e relatórios deve constituir a base de qualquer sistema de avaliação dos docentes e investigadores, evitando a multiplicação de momentos e de procedimentos de avaliação que prejudiquem o trabalho académico.
O SNESup rejeita a introdução do sistema de quotas previsto no SIADAP, que tem apenas raiz economicista e pode prejudicar o reconhecimento e a recompensa do mérito.
Sendo previsível que a questão da avaliação de desempenho se vá colocar a muito curto prazo em sede de revisão dos estatutos de carreira, anunciamos desde já a realização de um ENCONTRO SOBRE A AVALIAÇÃO NO ÂMBITO DAS CARREIRAS DOCENTES E DE INVESTIGAÇÃO que terá lugar em Lisboa no próximo dia 1 de Outubro.
O programa detalhado e a forma de inscrição serão divulgadas proximamente.
Saudações académicas e sindicais
A Direcção do SNESup
11-7-2008»
*
(reprodução integral de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, com a provenniência identificada)

Sem comentários: