Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, novembro 07, 2008

"Sindicatos prevêem ´manif gigantesca` de professores"

Artigo JN
Sindicatos prevêem "manif gigantesca" de professores:
http://jn.sapo.pt/paginainicial/nacional/interior.aspx?content_id=1040275

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

2 comentários:

Anónimo disse...

Professores repetem manifestação contra políticas educativas do governo

Oito meses depois da "marcha da indignação", a 8 de Março, sindicatos e polícia esperam novamente 100 mil professores em protesto nas ruas de Lisboa. Segundo Mário Nogueira, porta-voz da Plataforma Sindical, o número de autocarros alugados até aumentou, de 614 para 728.

O principal alvo das críticas é mais uma vez o processo avaliação de desempenho dos docentes implementado pelo Ministério da Educação, assim como o clima de "sufoco" que, segundo os professores, resulta da sua aplicação.

«Exigimos a suspensão do modelo de avaliação e disponibilizamo-nos para começar já a negociação da alteração ao modelo», afirmou ao CM Mário Nogueira.

Segundo o dirigente da Fenprof, não existem dúvidas «que este protesto vai ter, pelo menos, a mesma dimensão do de Março e que terá de ter consequências políticas». A líder do PSD e ex-ministra da Educação, Manuela Ferreira Leite, defendeu ontem a «suspensão imediata deste modelo de avaliação», que considera injusto e burocrático, e responsável por «uma enorme perturbação nas escolas».

«Quantos mais aliados, mais fortes ficamos. Só é pena que partidos como o PS não tomem posição, embora eu hoje [ontem] já tenha recebido mensagens de apoio de deputados do PS», afirmou Mário Nogueira, comentando o apoio da líder da Oposição.

Segundo os sindicatos da classe, centenas de escolas de todo o país já suspenderam o processo de avaliação ou efectuaram moções e abaixo-assinados nesse sentido. O Ministério da Educação, por seu lado, garante que a avaliação dos professores «está a avançar em todas as escolas».

A concentração de professores inicia-se às 14h30 no Terreiro do Paço, que será palco de um plenário. A acção de protesto assume, de seguida, a forma de uma marcha com passagem pelo Rossio, Restauradores e Avenida da Liberdade e tendo o Marquês de Pombal como destino final.

Além do modelo de avaliação de desempenho, os professores vão também contestar o Estatuto da Carreira Docente, o regime de gestão e administração escolar, os horários e o concurso de colocação.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro João Coimbra,
Lamento a publicação tardia do comentário que me fez chegar, que se ficou a dever a ausência temporária de acesso à INTERNET.
Cordiais cumprimentos