Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, novembro 27, 2008

"O nível de realização das pessoas e a participação em decisões são dimensões do bem-estar."

«O nível de bem-estar dos portugueses é um dos mais baixos no conjunto de 23 países europeus analisados. No que toca à felicidade e satisfação com a vida, só estamos à frente da Hungria, Rússia, Ucrânia e Bulgária. Este é um dos dados do 3.° Inquérito Social Europeu, um projecto que se repete a cada dois anos (com diferentes perguntas) e que pretende auscultar e comparar valores e atitudes sociais na Europa. A apresentação é hoje, em Lisboa.
[...]
"O bem-estar é a questão que mais me preocupa", diz Jorge Vala, o coordenador do projecto nacional por parte do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que diz que não é possível fazer gestão política apenas centrada nos aspectos económicos. "O nível de realização das pessoas e a participação em decisões são dimensões do bem-estar."
O investigador realça que Portugal é também um dos países em que é mais baixa a satisfação com a qualidade da democracia e mais alto o desinteresse pela política. Os indivíduos que mais confiam nas outras pessoas, que têm mais interesses políticos e participam em actividades políticas são também os que apresentam maiores níveis de bem-estar, sublinha.»
Catarina Gomes
*
(excertos de notícia do jornal Público, datada de 27-11-2008 e intitulada "Portugal é dos países que apresentam níveis mais baixos de bem-estar na Europa")

Sem comentários: