Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, fevereiro 01, 2009

Conversas de bastidores

"Caro[...],
Nunca produzi um comentário ou um texto sem o assinar (há textos que assino com pseudónimos, reportados aos contextos que estejam em causa). Dito isto, está dada resposta à tua pergunta.
Outra questão é: faz sentido publicar estes comentários? A minha resposta é: não sei! Não falando no nome de ninguém, na dúvida publiquei-o.
Desta e doutras situações anteriores, resulta óbvio que me conheces mal, isto é, tens dificuldade em entender a minha forma de estar e as minhas motivações. Isso não é um grande problema em geral. Ocasionalmente, chateia-me.
Um abraço,

J. Cadima Ribeiro"
*
(reprodução de excerto de "conversa" privada que importa tornar pública, "porque sim", especialmente neste período em que, a maior parte do tempo, se tem que trabalhar "na corda", sem rede; o colega que foi o primeiro destinatário da mensagem desculpar-me-á tê-la reproduzido aqui; reproduzindo-a, poupei-me do esforço de dizer o mesmo num texto especialmente construído para o efeito, que nunca poderia ter a expressividade de uma comunicação pessoal, mesmo escrito por mim)

1 comentário:

Joaquim Sá disse...

Eu pessoalmente, por muito pouco virtuoso que isto pareça, tenho muito respeito por certos comentários anónimos, desde que não que escritos em termos de ataques personalizados. Vejo em muitos deles a expressão de mágoa, sofrimento, indignação e revolta que não podem ser assumidos com assinatura sob pena de quem os faz ser objecto de represálias. Muitos desses comentários anónimos trazem à tona uma realidade de subjectividades humanas que importa conhecer para termos uma plena consciência do que somos como comunidade. E essa realidade contrasta com a realidade de aparências que certos poderes pretendem impor coma a única verdade.