Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

domingo, julho 26, 2009

Revista de imprensa

Notícia Correio da Manhã
Mais 4400 doutores desempregados:
http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?channelid=00000009-0000-0000-0000-000000000009&contentid=6FC2040A-7CFA-49A6-BF05-5ED56A9186BC
-
Artigo TSF
Professores concentrados em Belém para sensibilizar Cavaco para a "injustiça" do estatuto:
http://tsf.pt/paginainicial/audioevideo.aspx?content_id=1315889

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

1 comentário:

Anónimo disse...

Estes pobres chorões acham que a função do Governo é arranjar-lhes um tachito.Patético.

Quando os Senhores Professores aceitaram ficar como Equiparados não sabiam ao que iam ?

Por acaso não sabiam o que dizia o Estatuto ?

Porque motivo não concorreram para concursos abertos noutros Politécnicos?

Queriam as mesmas regalias do Ensino Universitário ? Então deviam ter concorrido para lá, não acham ?

O Governo já fez o especial favor de meter no novo Estatuto que os novos concursos deverão levar em conta a experiência pedagógica dos Srs Docentes, pelo que 90% dos novos concursos serão ganhos pelos mesmos docentes.

O Governo já fez o especial favor de meter no novo Estatuto que os docentes actuais vão dispor de uma data de anos para terminarem o Doutoramento, o que mais queriam ?

Ou será que os Srs Docentes queriam continuar como até aqui com renovações de contratos.

Ou será que os Srs Docentes queriam continuar como até aqui, sem possibilidade de algum dia aceder aos Quadros.

O Governo foi eleito com uma maioria de votos do povo Português para aplicar o seu programa. E é isso que está a fazer, pelos vistos há quem não perceba o que significa viver em democracia.

O Governo até foi ao ponto de meter no novo Estatuto uma nova carreira eqivalente ao topo da carreira académica, para aumentar a dignidade do Ensino Politécnico e há quem diga que este Estatuto é pior que o anterior, só se for de má fé.

O que o Governo não pode aceitar, é que haja milhares de docentes que ingressaram e se mantém nos Politécnicos ao abrigo de uma excepção legislativa destinada somente a contratar pessoas com curriculo de excelência e que essas pessoas que já aproveitaram e ainda aproveitam esse favor, agora quisessem pura e simplesmente passar a efectivos.