Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, julho 01, 2009

Comunicado do Conselho de Ministros: ECDU e ECPDESP

«Comunicado do Conselho de Ministros de 1 de Julho de 2009
I. O Conselho de Ministros, reunido hoje na Presidência do Conselho de Ministros, aprovou os seguintes diplomas:
[…]
II. O Conselho de Ministros procedeu à aprovação final dos seguintes diplomas, já anteriormente aprovados na generalidade:
1. Decreto-Lei que procede à revisão do Estatuto da Carreira Docente Universitária;
2. Decreto-Lei que procede à revisão do Estatuto da Carreira do Pessoal Docente do Ensino Superior Politécnico;
3. Decreto-Lei que procede à terceira alteração ao Decreto-Lei n.º 129/93, de 22 de Abril, que estabelece as bases do sistema de acção social no âmbito das instituições de ensino superior, alargando a imigrantes o apoio social aos estudantes do ensino superior.
[...]»
*
(reprodução de excertos de comunicado do Conselho de Ministros de hoje)

2 comentários:

Anónimo disse...

O Conselho Geral

Com a reflexão junta não houve intenção de ultrapassar a orientação editorial do blogue UMinho - Novos Desafios, Novos Rumos.

Gostaria de poder dar a cara, mas como imagina isso vai-se tornar muito perigoso na UMinho.

Como o blogue Universidade Alternativa não impõe restrição editorial, gostaria de abrir este tema à reflexão, pela sua abertura e frontalidade

Cordiais cumprimentos

__________________________________

Anónimo disse...

É possível que a decisão sobre o regulamento eleitoral e o edital para eleição do reitor seja tomada por potenciais candidatos que auto-definem as condições e o tempo em causa própria? É possível?

É possível que os membros do conselho geral apenas se representem a si próprios e os seus interesses? Afinal o perfil que definiram para o reitor serve a qual deles? É possível?

É muito bom este modelo de governação. Nesta altura os colegas já devem ter percebido que já não têm mais nada a dizer sobre a universidade. Não há actas nem declarações de voto. Transparência? Vejam o caso das outras Universidades. Assim é (im)possível?

Até parece que a selecção reitoral vai ser escolhida de dentro do conselho geral em convergência das listas. Apenas comércio.
É possível?

__________________________________
J. Cadima Ribeiro disse...

Caro(a) Colega,
Independentemente da pertinência (discutível) de algumas das dúvidas que suscita, a sua mensagem peca numa dimensão insanável: por um lado, reclama transparência; por outro, não dá a cara.
Por isso, nos termos da nota editorial disponível neste blogue, a divulgação do seu comentário deverá ser tida a título excepcional.
Teremos todo o gosto em publicar comentários ou reflexões que nos faça chegar uma vez que resolva a contradição que assinalo.
Essa prática será aplicada com zelo doravante, para evitar mal-entendidos.

Cordiais cumprimentos,

Anónimo disse...

As declarações do patrão dos patrões, do CCISP

Ora leiam com atenção, estas declarações fantásticas!
Onde se fala (ou será ameaça?) de greves que não afectem terceiros. E se diz, assim tal qual, que os docentes do superior são iliteratos (ou será analfabetos?), ao não lerem o Estatuto...

--------------------
Sem o mínimo receio. É desta forma que o presidente do Instituto Politécnico de Bragança encara o pré-aviso de greve entregue ontem pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup). A paralisação de uma semana está marcada para 7 de Julho.

Sobrinho Teixeira está convicto que os alunos não serão prejudicados, numa altura de exames.

“Há-de haver bom-senso de ambas as partes e os docentes vão ter bom senso e perceber, dentro do seu direito de fazer greve, que isso prejudica outros”, diz. Sobrinho Teixeira está convencido que “neste momento, muitos dos docentes não leram o estatuto”. “Há lá condições de salvaguarda que, não sendo as que desejaríamos, dão algum conforto aos docentes do Politécnico.”

http://www.brigantia.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=2428&Itemid=43