Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, fevereiro 16, 2011

Do repúdio e do asco

Por mais que nos custe, as organizações têm muitas vezes dimensões do seu funcionamento que são profundamente mesquinhas, rançosas, desumanas, inconfessáveis. Infelizmente, por mais que nos custe admiti-lo, mesmo em expressão da nobreza da sua missão e da formação (que devia ser académica, cívica e ética) dos seus agentes ou, pelo menos, da maioria deles, isso também acontece nas universidades.
A mensagem que reproduzo abaixo, no que diz e no que não diz, é expressão de desespero, de revolta contra injustiças várias e contra a desumanidade que vai grassando nalgumas instâncias de “poder” dentro da organização “interpelada” e é um apelo directo a alguém externo para que ajude a que se faça justiça e se respeitem direitos que a organização devia cuidar sem precisar que lhe chamassem a atenção para eles ou a chamassem à razão, por diferentes vias. Reproduz-se parcialmente a dita mensagem, para não ser mais chocante:
Exmos. Senhores
Instituto Nacional de […]
Sou professora na […] e tive uma doença grave há dois anos atrás de que não me libertei ainda definitivamente. Cumpri integralmente a minha carga horária até ao momento, tendo optado por não dar a informação no local de trabalho sobre a minha doença, apesar dos tratamentos diários que fiz na altura.
No entanto, no ano passado sobrecarregaram-me ainda mais em termos lectivos (a lei prevê que seja de 6 a 9 horas lectivas o serviço semanal, devido às restantes tarefas que temos, nomeadamente, a investigação). No ano passado tive 12,15 horas de aulas semanais (sendo a mais sobrecarregada em termos lectivos do meu departamento) e este ano continuo a ser uma das mais sobrecarregadas.
Há dois meses atrás e visto que a entidade patronal não me respondia de forma satisfatória ao pedido que fiz no ano passado (por volta de Abril) de redução de carga horária (acomodando-a ao estabelecido na lei), optei por dar conhecimento da minha situação de saúde, pedindo que me fosse reduzida a carga horária por questões de saúde, ainda que tenha esse direito sem estar doente. Neste momento, e visto que não me resolvem o problema, apesar de ter juntado parecer clínico do […] do Porto e carta da minha Médica de Família, que menciona que "Atendendo à evolução clínica da doença […] de que sofre não deverá exceder a carga horária laboral prevista na lei, podendo inclusivamente necessitar de maior redução sempre que clinicamente se justificar", gostaria de saber o que posso fazer para que me reduzam a carga horária.
Junto envio a carta que enviei ao senhor reitor e a resposta dada pelo mesmo e o que decidiram […] em reunião do meu departamento. Neste último caso, nem sequer equacionaram a possibilidade de me reduzirem a carga horária.
O segundo semestre lectivo começa na próxima segunda-feira e não sei o que fazer.
Aguardando uma resposta o mais breve possível, subscrevo-me com os melhores cumprimentos. […]
.”
Mesmo não se conhecendo a pessoa em causa (e numa organização como uma universidade de dimensão média (à escala portuguesa) não haverá ninguém que conheça, trespassa na mensagem a angústia, a desesperança, a impotência de quem a escreveu. Se ao texto adicionarmos os relatórios médicos, ficam claros os princípios e a postura que regem quem “conduziu” e fez arrastar no tempo a adequada consideração deste assunto.
Neste caso, é um departamento e uma escola/instituto que são interpelados em primeiro lugar mas, bem vistas as coisas, quem acaba por ser interpelado é a universidade em causa no seu todo, que permite e que contemporiza com estas injustiças e estes actos que, como sublinhei, são publicamente inconfessáveis. É assim tanto mais que se percebe que interpelado o reitor da dita universidade, este se limitou a assobiar para o lado.
Não vos falo das palavras mansas que se escutam quotidianamente das bocas dos intérpretes destas acções. Não vos falo dos valores que dizem defender e que não se coíbem de ir para a praça pública enunciar. Deixo-vos apenas o meu protesto “público” e a veemência do meu repúdio.
Não é caso único (na sua natureza). Não é só da escola/instituto da universidade que aqui invoco que vêm esta mesquinhez e esta desconsideração pela saúde e pelas pessoas. A minha revolta e o meu repúdio não são menores, por isso. Pelo contrário, são ainda muito maiores.

J. Cadima Ribeiro

1 comentário:

Joaquim Sá disse...

Mas por que não se há-de saber qual a universidade, qual a escola, qual o departamento? Porque a vítima sabe (todos sabemos) que teria que pagar um preço acrescido à sua já difícil situação pela denúncia pública. E por seu turno, os prevaricadores têm como certa essa punição acrescida da vítima, logo, contam com o seu silêncio. Dito de outro modo, o risco de um reforçada punição da vítima engendra o sentimento e a efectiva impunidade do agressor. É perverso! E é por isso mesmo que funciona.