Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, junho 30, 2011

"0 programa ´pouco diz`"

«Quanto ao Ensino Superior, alega que o programa "pouco diz" e que "também nada é dito" sobre o processo de reorganização curricular e sua articulação com o processo de alargamento da escolaridade obrigatória, já em curso. "Este programa vai mais longe na desresponsabilização do Estado pela rede pública de Educação, financiando o privado com dinheiros públicos e reforçando lógicas gerencialistas e de mercado na gestão das escolas, através de uma gestão por objectivos, assente em resultados medidos em exames nacionais", conclui a Fenprof.»

(excerto de Notícia do jornal Público, datada de hoje e intitulada "Fenprof considera programa do Governo ´demasiado generalista, omisso e confuso`")
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

quarta-feira, junho 29, 2011

The value of life

"A man who dares to waste one hour of time has not discovered the value of life."

Charles Darwin

(citação extraída de SBANC Newsletter, June anuary 28, Issue 675 - 2011, http://www.sbaer.uca.edu)

terça-feira, junho 28, 2011

"Portugal vai ter primeiro atlas nacional de aves migratórias"

Notícia Geodireito
Energia eólica: Portugal vai ter primeiro atlas nacional de aves migratórias:
http://www.geodireito.com/Conteudo/Geojuridicas.asp?notCodigo=3898&acao=DetalheNoticia
*

domingo, junho 26, 2011

sábado, junho 25, 2011

quarta-feira, junho 22, 2011

"A Universidade da Madeira vai decidir se adopta ou não regime fundacional"

Notícia Diário de Notícias do Funchal
UMa estuda passagem a fundação:
http://www.dnoticias.pt/actualidade/madeira/270356-uma-estuda-passagem-a-fundacao

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

terça-feira, junho 21, 2011

O estranho caso do professor...

Notícia jornal i
O estranho caso do professor Abel e da sua carapuça na Faculdade de Direito:
http://www.ionline.pt/conteudo/131454-o-estranho-caso-do-professor-abel-e-da-sua-carapuca-na-faculdade-direito

(referência retirada de Que Universidade?, de MJMatos)

segunda-feira, junho 20, 2011

quinta-feira, junho 16, 2011

“University patenting, licensing and technology transfer: how organizational context and available resources determine performance”

“The paper assesses the performance of the technology licensing offices (TLO) and technology transfer offices (TTO) which have been active in Portuguese higher education institutions. Data stemming from a survey of these entities was analyzed in successive steps through factor analysis, cluster analysis and estimation of a model using the Partial-Least Squares methodology. It is shown that the institutional nature of each of the surveyed organizations implies different behaviours and outcomes. Further it has also became clear that the type of resources and activities in the surveyed organizations determine both their “primary outcome” (patent applications and technology transfer processes) and their “final outcome” (technology licensing contracts and technology-based spin-offs). The results of this paper might be particularly relevant for other similar economies as Portugal where high-tech and knowledge-intensive i ndustries have not been dominant.”

Manuel Mira Godinho (UECE and ISEG/UTL)
Rui Cartaxo (ISEG/UTL)

Date: 2011
Keywords: technology transfer; university-industry relationships; university patenting; university spin-offs

(resumo de “paper”, disponível no sítio referenciado)

segunda-feira, junho 13, 2011

"As regras da carreira docente universitária"

«Pelo menos 50% dos docentes devem ser doutorados na área que leccionam.
Segundo o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), no corpo docente de cada instituição de ensino superior deve existir, pelo menos, um professor doutorado por cada 30 alunos. Para além disso, 50% dos docentes devem ser doutorados na área que leccionam.

1 - Corpo docente do ensino universitário
Segundo o Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior (RJIES), cada universidade tem que dispor, no conjunto dos seus professores ou de investigadores que desenvolvam actividade docente ou de investigação, no mínimo, um doutor, de qualquer área de estudo, por cada 30 estudantes.

2 - Regime de tempo
O RJIES estipula, ainda, que pelo menos metade dos docentes doutores devem estar em regime de tempo integral.

3 - Atribuição de grau de licenciado
Segundo o Decreto-Lei 107/2008, para as instituições de ensino superior poderem abrir licenciaturas têm que dispor de um corpo docente próprio, qualificado na área em causa, cuja maioria seja constituída por titulares de grau de doutor.

4 - Atribuição de grau de mestre
Para abrir mestrados, as universidades têm que ter um corpo docente na maioria com o grau de doutor e que desenvolvam actividade reconhecida de formação e investigação, de alto nível.

5 - Atribuição de grau de doutor
Para os doutoramentos, as instituições também têm de ter um corpo docente na maioria com o grau de doutor, que realizem investigação e que tenham experiência acumulada de investigação sujeita a avaliação numa produção científica e académica relevantes nessa área.»

Ana Petronilho

(reprodução de artigo publicado no Diário Económico em 12 de Junho de 2011)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Acabaram com os Politécnicos

"Acabaram com os Politécnicos e transformaram-nos em Universidades tornando esta via mais difícil. "

Jaime Rocha Gomes

(excerto de mensagem, intitulada "Como ligar o ensino às exportações?", datada de Domingo, 12 de Junho de 2011, disponível em Prálem d`Azurém)

sábado, junho 11, 2011

Notícia de tempos agitados e incertos

Depoimento de Eduardo Galeano na praça Catalunya, 24/05/11:
http://www.youtube.com/watch?v=mdY64TdriJk&feature=email

(cortesia de MCCO)

quinta-feira, junho 09, 2011

Notícias da Escola de Direito/UMinho: "democracia muda"?

"Não há candidatos, mas abre-se um período de debate sobre os problemas da Escola com vista a uma escolha fundamentada.
Mas se essa eleição se fizer, sem se dizer uma única palavra, escolhendo-se um Presidente que sobre a Escola nada disse?
Teremos então um Conselho de Escola mudo que escolhe um Presidente igualmente mudo.
Então talvez possamos concluir que na Universidade, lugar de estudo e investigação, se inventou e pratica uma forma muito especial de democracia: a democracia muda!"

ACO

(excerto de mensagem, datada de Quinta-feira, 9 de Junho de 2011, intitulada "Existe Democracia na Universidade?", disponível em O melhor para a universidade)

Serviço público de âmbito cultural : "Doc_Europa - mostra de cinema em Cascais"

"Gostaríamos de contar com a vossa ajuda na divulgação do Doc_Europa III 27 países | 27 filmes, que se irá realizar nos dias 17, 18 e 19 de Junho, simultaneamente na Casa das Histórias Paula Rego em Cascais e no Cinema Passos Manuel, no Porto. Todas as sessões têm entrada livre.

Programa completo em

O Doc_Europa III é uma síntese da melhor produção europeia recente de documentário. Uma selecção arrojada que convida à reflexão profunda sobre a nossa condição de cidadãos e as grandes questões do presente.

Como habitar este presente? Em desconforto. Em reflexão. A despertar. Com transparência. Em busca. Em movimento. Capaz de usar a voz, de ouvir e sentir o Outro. Frontal. Com alegria. Compromisso. Adaptabilidade. Abertura. Vontade. Afirmação. Afecto e simplicidade.
[...]"

(reprodução parcial de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

quarta-feira, junho 08, 2011

Notícias da UMinho: "Falta de apoio administrativo"

"Falta de apoio administrativo e carência de financiamento para investigação são duas das preocupações manifestadas por docentes da Universidade do Minho (UM), entrevistados no âmbito de um estudo orientado por três professoras do Núcleo de Estudos de Gestão da Escola de Economia e Gestão/EEG)."

José Paulo Silva

(excerto de notícia, datada de hoje, intitulada "Universidade do Minho: Professores contra excesso de trabalho administrativo", disponível no jornal Correio do Minho)

segunda-feira, junho 06, 2011

Notícias da UAveiro em dia de festa

Notícia Notícias de Aveiro
Cifra impressionante de diplomados espelha dinâmica da Universidade de Aveiro:

(cortesia de Nuno Soares da Silva)

domingo, junho 05, 2011

Oásis no ensino superior?

O desastre da governação portuguesa dos últimos anos não confirmou um oásis no ensino superior. Pelo contrário, Mariano Gago foi mais uma seta “socialista” apontada ao precipício para que se encaminhou o país nestes derradeiros 10 anos.

J. Cadima Ribeiro

sexta-feira, junho 03, 2011

O que mais me assusta é...

"O que mais me assusta é o facto de se viver numa universidade com vícios de compadrio muito arreigados e de pessoas que estão imersas em medo, Começou por ser dos chefes, e agora é até da própria sombra. Vejo que lidam com quem não tem medo como se tivéssemos lepra."

NDNR