Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, setembro 27, 2011

"Universidades públicas e politécnicos continuam a contratar professores"

«As admissões no Estado estão congeladas, mas o ensino superior contratou 254 docentes este ano.

Todos os 11 ministérios reduziram o número de funcionários no primeiro semestre de 2011, revela o Boletim do Observatório do Emprego Público (BOEP) divulgado ontem. Porém, as universidades públicas e os institutos politécnicos continuam a contratar: entre Janeiro e Junho deste ano foram admitidos 254 docentes nestas instituições.

Aliás, face ao primeiro semestre do ano passado, verificou-se um aumento de quase mil docentes nas instituições de ensino superior. Segundo o BOEP, foram contratados 274 professores universitários, ou seja, mais 2% que no primeiro semestre de 2010, e 661 docentes do ensino superior politécnico, o que representa uma subida homóloga de 7,4%. Quanto à evolução semestral, verificou-se um aumento de 732 postos de trabalho no pessoal docente nos vários níveis de ensino, embora a maioria dos quais sejam professores do básico e secundário e educadores de infância.

O congelamento de admissões entrou em vigor a 1 de Julho de 2010, com o II Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), válido para toda a Administração Pública. Mas as universidades, apesar de na teoria estarem abrangidas pela proibição de contratar, cada reitor manteve liberdade para autorizar novas contratações, devido à autonomia financeira das instituições de ensino superior.»

(reprodução de notícia Diário Económico, de 27/09/2011)
__________________________
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Comentário: pelo que me toca, na qualidade de Director de um Departamento de uma Escola Universitária, o que se diz acima não é verdade, isto é, não se nos aplica, embora o número de alunos do Departamento e da Escola tenham continuado a crescer.

Sem comentários: