Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, setembro 10, 2011

"REITORES CONTESTAM CORTES NO SUPERIOR"

«Além da redução global de 11% no orçamento, a cativação de verbas próprias pelas Finanças é a medida mais contestada
Segundo a edição impressa de hoje do Semanário Sol, os Reitores das universidades e presidentes dos politécnicos estão à beira de um ataque de nervos.
Com menos 11% para gerir as instituições de ensino superior, garantem não ter mais margens para cortes e vão pressionar o Governo para recuar na intenção de os obrigar fazer um reserva no valor de 2,5 das despesas de salários e aquisições de bens e serviços.
O problema será tão grave, diz a notícia, que António Nóvoa, reitor da Clássica de Lisboa, já reuniu o conselho geral, tendo colocado em cima da mesa a possibilidade de pedir ao Governo uma comissão administrativa para gerir estes cortes.
Diversos responsáveis de instituições de ensino superior já se terão pronunciado sobre o assunto, referindo-se que o presidente do Politécnico de Coimbra estava disposto até a fechar Escola de Oliveira do Hospital, o que não conseguiu porque o ministro Nuno Crato não aceitou o encerramento.
O Sol noticia ainda que todos acham que para alcançar o nível de poupança exigido pelo Governo vai ser preciso uma verdadeira revolução no sector, com a reorganização da rede (com fusões e extinções) e mais mecanismos de autonomia e gestão.
Para já, os responsáveis estão a analisar os contratos a prazo e é certo que a maioria não será renovada. Mas mesmo isso pode não chegar para cumprir os cortes.
O ministro da Educação e Ciência terá adiantado ao SOL que “tem tido contactos permanentes com reitores e presidentes de politécnicos”, recordando ainda a vontade de avançar com a reorganização da rede do ensino superior.»

(Notícia ??? - ver notícia da edição impressa do jornal SOL, de 9 de Setembro de 2011)
__________________________
[Cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: