«VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária (CIDU)
Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência
24 a 27 Junho 2012
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
O VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, subordinado ao tema geral Ensino Superior – Inovação e qualidade na docência, vai realizar-se na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, de 24 a 27 de Junho de 2012. Trata-se de uma organização conjunta da FPCEUP e da Associação IberoAmericana de Didáctica Universitária (AIDU), que tem levado a efeito estes eventos de dois em dois anos, no universo iberoamericano.
A disseminação do Ensino Superior como condição de sucesso das políticas de desenvolvimento é uma realidade em construção em todos os países da Ibero-América. Se em alguns países a questão fundamental é ainda o acesso, tal facto não pode esconder a necessidade de garantir o sucesso dos alunos no Ensino Superior, independentemente das suas condições económicas de base, a todos os que lá acedem, não apenas porque isso é uma condição de justiça social, mas também porque essa é uma condição de eficácia, qualidade e até de sobrevivência das instituições de ensino superior. Pensamos que a inovação da docência se joga nesse contexto.
O VII Congresso IberoAmericano de Docência Universitária, que se organiza em Portugal pela primeira vez, tem como seu primeiro objectivo pensar esse desafio da inovação pedagógica como factor de da qualidade e credibilidade das Instituições Universitárias, a partir das condições objectivas que o tornam possível, dez anos depois de Bolonha.
São objectivos do Congresso:
· Permitir a reflexão e o debate acerca da promoção da inovação docente como condição da excelência universitária e face aos desafios que se colocam às universidades no século XXI.
· Favorecer a troca de experiencias de ensino e aprendizagem entre os profissionais de diversas especialidades, comprometidos com a melhoria da inovação e da qualidade da docência.
· Fomentar o desenvolvimento de redes e comunidades de aprendizagem capazes de criar sinergias entre as estruturas e os agentes educativos em países latinoamericanos e europeus.
. Analisar o impacto do processo de Bolonha na Inovação e na qualidade da Docência.
· Fazer do Congresso um espaço de debate e avanço do conhecimento pedagógico disponível, alargado a todas as áreas de saber Universitário.
O evento terá duas línguas oficiais, o português e o espanhol.
Datas importantes
06.2011 - Anúncio do Colóquio
15.12.2011 - Data limite de submissão de propostas de comunicação; posters; fóruns de discussão; simpósios auto organizados.
29.02.2012 - Data de comunicação aos proponentes sobre o resultado das propostas
15.03.2012 - Data limite de inscrição com taxa reduzida
30.04.2012 - Data limite de inscrição sem taxa reduzida
30.04.2012 - Data final de envio dos textos
09.06.2012 - Data de publicação do programa incluindo as comunicações livres»
(reprodução integral de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, da entidade identificada)
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