Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, março 15, 2008

II Encontro de "bloggers" do Ensino Superior: notícia sobre o evento

*
(título de notícia, datada de 08/03/15 e assinada por Carlos Daniel Rego, disponível em ComUM)

1 comentário:

JLS disse...

«“É muito perigoso expressar a opinião na blogosfera”»

Pois, será. Mas se em primeiro lugar faltará perguntar porque é que não existem mais blogs de estudantes, sobre a universidade - estudantes que, são uma massa muito mais numerosa do que a dos docentes. Faltará reflectir seriamente sobre se é perigoso ou não, um estudante expressar abertamente, tal como estes docentes muito bem o fazem, não só em blogs, mas por qualquer meio. É inegável que existe bastante receio por parte dos estudantes de se expressarem, mesmo que fundamentadamente, em nome próprio, abertamente, contra docentes, contra atitudes destes, contra políticas das escolas (que são geridas por quem? Docentes), etc, etc.

Se formos mais a fundo, para além desta opressão silenciosa - e admito que, para muitos, ela existirá inconscientemente, sem má fé -, isto leva a que não exista motivação para pensar. Motivação para discutir. Eu conheço essa Universidade de a ouvir em histórias, do tempo de Coimbra pré-revolução, tempo que alguns dos docentes conhecerão em primeira mão. Hoje, a universidade, da perspectiva dos alunos, limita-se a ser um mero local onde se tem aulas e se fazem os exames. Nem os próprios docentes - generalizando - parecem muito interessados nisso, como aliás se interpreta pelo número de vozes que se manifestam sobre o ensino superior. Estão mais preocupados com o seu umbigo (leia-se: a sua área, a sua especialização). Mas felizmente vão havendo louváveis excepções, uns que se manifestam através dos blogs, outros que optam por um estilo menos mecânico e mais thought-provoking.