Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, junho 16, 2009

"Os relatórios do IEFP demonstram que um desempregado licenciado arranja mais depressa colocação"

«Se os finalistas das licenciaturas de Ciências Empresariais (Economia e Gestão) não têm grandes expectativas quanto aos futuros primeiros empregos, a verdade é que esse sentimento pode resultar de duas condicionantes: formaram-se em apenas três anos ("efeito Bolonha") e os números do desemprego não auguram facilidades.
Consultando os últimos dados do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), relativos a Abril, constatamos que o número de pessoas com formação superior atinge os 40 544 registos, um aumento de 13,7% comparativamente a Abril de 2008.
Os últimos dados do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), relativos a Dezembro de 2008, revelam que a área das Ciências Empresariais é grande responsável pela produção de licenciados desempregados (6868), surgindo as Engenharias em quarto lugar (3108). No entanto, uma pesquisa simples na listagem oficial do MCTES revela que em pelo menos cinco instituições houve cursos de Gestão com o respectivo número de vagas aumentado para o ano 2008/09.
De qualquer forma, os relatórios do IEFP demonstram que um desempregado licenciado arranja mais depressa colocação do que um com o Básico ou Secundário.»

(reprodução de notícia do Jornal de Notícias, de 15 de Junho, intitulada "Cursos de Economia e Gestão no topo")
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: