Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, junho 05, 2009

"Ensino_Superior: Ministro anuncia fim das negociações"

«Colegas
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior acaba de, em comunicação que nos foi enviada, qualificar de "últimas reuniões negociais" as que têm início, hoje, 5 de Junho, com a FENPROF e terminarão no próximo dia 9 de Junho (3 ª feira), com o SNESup.
Para além de se registarem até agora significativos desacordos, estão ainda por negociar numerosas matérias, como a avaliação de desempenho, em que o SNESup não obteve resposta para os seus pedidos de esclarecimento e para as suas propostas.
No domínio das disposições transitórias, das quais numerosos docentes das universidades, com especial referência para os leitores, e dos institutos politécnicos, esperavam a solução de anos e anos de permanência de situações precárias, a reiterada falta de disponibilidade do Ministro para atender às realidades sócio-laborais dos corpos docentes das respectivas instituições levou no dia 3 de Junho entre 400 e 500 docentes do ensino superior a concentrarem-se em Lisboa frente à Assembleia da República, depois de várias escolas de referência do subsistema politécnico terem encerrado.
Este novo protagonismo de vastos sectores de docentes do ensino superior deveria merecer alguma atenção dos poderes públicos.
O SNESup tem, como sempre, assumido neste processo uma postura propositiva, procurando criar condições para que se estabeleçam compromissos, mas não deixou de chamar os seus representados à luta quando se tornou evidente que não seriam obtidos resultados, e continuará a fazê-lo.
Saudamos todos os que, nas suas instituições ou através da presença na concentração de Lisboa, participaram na jornada de 3 de Junho.
Apresentámos já, mantendo a metodologia de trabalho adoptada desde o início, contra-propostas relativas às novas propostas de articulado do Ministério.
Continuamos disponíveis para nesta fase, que o Ministério considera final, ou em sede de negociação suplementar, que não deixaremos de requerer, acertar posições com outras estruturas sindicais intervenientes nas negociações.
Saudações académicas e sindicais
A Direcção do SNESup
em 5-6-2009»
*
(reprodução integral de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, com a proveniência que se identifica)

Sem comentários: