"No sentido de evitar os ambientes de conflitualidade, desmotivação e burocratização associados propomos aqui quatro princípios para a avaliação do desempenho, que acredito são mais responsabilizadores do docente num processo de transformação e incremento da qualidade das práticas académicas:
1. A avaliação de desempenho deverá ter um carácter supletivo em relação aos restantes sistemas de avaliação previstos no ECDU.
2. A avaliação do desempenho deverá ter como referente os principais eixos estratégicos consensualizados para cada grupo disciplinar.
3. A avaliação de desempenho deverá ser, no essencial, um processo de auto-avaliação.
4. A avaliação do desempenho deverá ter um carácter, predominantemente, formativo."
1. A avaliação de desempenho deverá ter um carácter supletivo em relação aos restantes sistemas de avaliação previstos no ECDU.
2. A avaliação do desempenho deverá ter como referente os principais eixos estratégicos consensualizados para cada grupo disciplinar.
3. A avaliação de desempenho deverá ser, no essencial, um processo de auto-avaliação.
4. A avaliação do desempenho deverá ter um carácter, predominantemente, formativo."
Óscar Gonçalves
(excerto de "Editorial" do BIPSI - Escola de Psicologia, edição de Fevereiro, documento que entretanto me caiu na caixa de correio electrónico)
1 comentário:
Não são precisos novos principios, nem invenções psico-pedagógicas, a lei é clara
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