Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, novembro 20, 2010

Comunicado do SNESup: "Guia da Greve no Ensino Superior Público"

«Colegas,
Estão publicados no nosso site um "guia da greve no ensino superior público" e o "pré-aviso de greve" emitido pelo SNESup, do qual foi dado conhecimento às instituições de ensino superior público e às respectivas unidades orgânicas.
http://www.snesup.pt/htmls/_dlds/Guia_da_greve_ensino_publico.pdf
http://www.snesup.pt/htmls/_dlds/Pre_Aviso__Greve_Nacional_Ensino_Superior_SNESup.pdf Chamamos a atenção para que o pré-aviso de greve emitido pelo SNESup, visa apenas actividades que exigem presença efectiva nas instituições, devidamente delimitadas:
a) em relação ao pessoal docente: aulas, horários de assistência a alunos, vigilância de provas de avaliação, participação em júris de avaliação do 1º ciclo e reuniões de órgãos ou de serviço;
b) em relação ao pessoal investigador: todas as actividades que impliquem presença no local de trabalho.
O nosso objectivo, como temos vindo a enunciar, é o de afastar qualquer ideia de normalidade de funcionamento do ensino superior no dia 24, que possa ser lida como apatia ou submissão da nossa parte.
As autoridades académicas poderão, se assim o entenderem, controlar, com base nos registos normalmente efectuados, a realização ou não destas actividades.
Em relação aos colegas que não assegurarem estas actividades no dia 24, sem as reagendarem para outros dias ou sem justificarem o facto por outras razões (ex: doença, falta de transportes, etc.) presumirão certamente as autoridades académicas que estão em greve e efectuarão os descontos correspondentes ao horário dessas actividades. O que não podem é perguntar antes / durante / depois do dia 24 aos colegas se irão estar / estão / estiveram em greve.
A greve convocada pelo SNESup não abrange as actividades que normalmente não exigem presença efectiva na instituição, como a preparação de aulas. Por um lado, trata-se de actividades que se, não forem realizadas num determinado dia, o terão, nas nossas específicas condições de trabalho, de ser nos dias seguintes, por outro lado não têm impacto em termos de visibilidade.
Em snesup@snesup.pt estamos à vossa disposição para prestar mais esclarecimentos.
Por favor indiquem-nos o que se vai conhecendo em termos de reacção ao cenário de greve por parte dos dirigentes e dos serviços das vossas instituições.
Saudações Académicas e Sindicais,
A Direcção do SNESup
19 de Novembro de 2010»
*
(reprodução integral de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a proveniência identificada)

Sem comentários: