Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, agosto 23, 2011

Notícias e gestos do tempo quente que corre: "Brasil expulsa professora"

«A primeira visita de Helena Sant’Ana ao Brasil não durou mais de duas horas. Mal aterrou no aeroporto de Salvador da Bahia, no dia 5 de Agosto, a professora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas foi de imediato repatriada para Portugal.
Helena iria participar como oradora no XI Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, e viajava com quatro colegas. Assim que chegou ao controlo de passaportes, Helena Sant’Ana foi abordada por uma agente federal, que perguntou se levava dinheiro em reais. "Quando lhe disse que não, respondeu que, sem dinheiro, não poderia estar no Brasil."
Apesar de levar cartões multibanco e Visa, qualquer tentativa de explicação foi rejeitada. De nada valeu a apresentação do bilhete de ida e volta, dos comprovativos de estadia no hotel e de inscrição no congresso. "Em minutos, discutimos, ela apresentou-me um visto de impedimento, que não assinei, e voltei para Portugal", explica a docente. Helena já pediu explicações às entidades portuguesas e brasileiras e escreveu à presidente do Brasil, Dilma Rousseff, mas não obteve respostas. O CM contactou a embaixada do Brasil em Lisboa, que remeteu explicações para hoje.»

(reprodução de notícia Correio da Manhã online, de 23 de Agosto de 2011)
__________________________
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: