Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, agosto 19, 2011

"Este ano lectivo houve menos 10,5% de candidatos ao ensino superior, em relação ao ano passado"

«Alunos menos interessados na universidade
Este ano lectivo houve menos 10,5% de candidatos ao ensino superior, em relação ao ano passado.

Pela primeira vez em quatro anos, o número de candidatos ao ensino superior ficou abaixo dos 50 mil alunos na primeira fase do concurso nacional de acesso às universidades e politécnicos, que terminou na quarta-feira. Segundo os dados disponíveis no portal da Direcção Geral do Ensino Superior, foram registadas 46.678 candidaturas - que a partir deste ano só são aceites via Internet - para as 54.068 vagas disponíveis, distribuídas pelos 1.181 cursos superiores. Menos 10,5% de estudantes (cerca de 5.500), portanto, que querem prosseguir os estudos, em relação ano lectivo anterior (que contou com 52.183 candidatos).
Para além disso, esta é a primeira vez desde o ano lectivo de 2006/2007 - altura em que foram registadas 40.860 candidaturas - que o número de candidatos fica abaixo dos patamar dos 50 mil. Uma quebra nas candidaturas que o ministério da Educação e Ciência (MEC), questionado pelo Diário Económico, não comentou.
Já os reitores justificam o menor número de candidaturas como sendo uma das consequências dos maus resultados da primeira fase dos exames nacionais do secundário: em Português a taxa de reprovação quase duplicou, passando de 6% para 10% e na prova de Matemática A foi registada a maior taxa de reprovação, que atingiu os 20%.»

(reprodução de notícia Diário Económico, de 19/08/2011)
________________________
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: