Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, junho 20, 2012

"Ensino Superior. Ministro diz que sucesso escolar vai ser critério na atribuição de bolsas"

«O Ministério da Educação e Ciência vai introduzir o critério de sucesso escolar na atribuição de bolsas de estudo para o Ensino Superior, anunciou hoje o ministro da Educação, Nuno Crato.
"As condições são mais apertadas num aspeto, que é o da exigência do sucesso escolar. Nós queremos que os jovens que recebem essas bolsas se empenhem no estudo", afirmou o ministro em Castelo Branco, à margem de uma visita à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental.
Segundo Nuno Crato, este ano será introduzido pela primeira vez o critério de sucesso, "que é de 50 por cento do sucesso do ano anterior".
No próximo ano essa percentagem subirá para os 60 por cento, reforçando assim a exigência de sucesso escolar na atribuição de bolsas de estudo.
O Ministério da Educação e Ciência estabeleceu que o próximo período de candidaturas decorre de 25 de junho, até final de setembro.
A informação sobre as candidaturas para o ano letivo 2012/2013 foi publicada na página de Internet da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), na sequência de "um conjunto de solicitações" para aperfeiçoar o regulamento.
De acordo com a informação publicada, foram tidas em conta recomendações formuladas pelo Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), pelo Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), pela Associação Portuguesa de Ensino Superior Privado (APESP) e por associações de estudantes.
Na informação publicada lê-se que foi revisto o regulamento, estando em fase de conclusão a audição das entidades envolvidas nesta matéria.»
(reprodução de notícia JORNAL i online, de 19 Jun 2012)
[cortesia de Nuno Soares  da Silva]

Sem comentários: