Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, junho 14, 2012

"Presidente do CRUP considera despacho importante"

«O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, considerou hoje que o despacho governamental sobre as vagas no Ensino Superior pode ser "importante como um...

Em declarações à Agência Lusa, indicou que o congelamento do número de vagas e cursos por instituição é o que tem sido feito nos últimos anos e destacou a "novidade" do fator da empregabilidade na concessão de vagas extraordinárias para certos cursos, frisando, no entanto, que para as universidades, o que mais importa é "a qualidade da formação".
"É essencial que seja de muita qualidade, isso é prioritário para as universidades", garantiu.
Quanto às recomendações feitas às universidades, para arranjarem dentro das vagas que já têm espaço para mais alunos em cursos de Ciências, Matemática, Informática e Engenharia e para reduzirem em pelo menos 20 por cento as vagas em educação de infância e professores do ensino básico, o reitor da Universidade Nova de Lisboa afirmou que as instituições estão à vontade para o fazer.
"É uma área onde temos capacidade de resposta e pode ser importante como um sinal para a reorganização da rede, que é evidente que tem que passar por muitas outras coisas", apontou.
Em relação à empregabilidade que tem que ser calculada com base nos números dos inscritos nos centros de emprego por curso/instituição, o presidente do CRUP afirmou que não é um método exaustivo, mas será o único possível de adotar em larga escala.
Referiu ainda que mais importante que as vagas é a qualidade dos cursos: "vai depender das instituições poderem valorizá-los".
António Rendas afirmou que no topo das preocupações dos reitores está o "financiamento", reiterando que "não será possível continuar a manter a qualidade do que as universidades fazem com cortes que se situam a níveis semelhantes" aos dos últimos anos letivos.
"O mais correto seria manter o mesmo nível de financiamento", referiu.»
(reprodução de notícia DIÁRIO DE NOTÍCIAS online, de 2012-06-14)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: