Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, junho 16, 2012

"Instituto Politécnico de Leiria baixa propinas dos mestrados até 25%"

"O Instituto Politécnico de Leiria vai baixar a propinas dos mestrados até 25 por cento, no quadro das medidas de apoio aos estudantes que visam garantir a permanência destes nos cursos, anunciou hoje aquela instituição.
«O Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) decidiu hoje, em Conselho Geral, baixar as propinas dos mestrados até 25 por cento, no âmbito das medidas de apoio destinadas a garantir o princípio de que nenhum estudante deixe de continuar estudos por falta de condições económicas», refere a instituição, num comunicado hoje divulgado.
No âmbito das mesmas medidas, refere ainda a nota, o IP Leiria «deliberou manter o valor das propinas das licenciaturas, que não sofrerão assim qualquer agravamento no ano letivo 2012/2013, mantendo também as atuais condições de pagamento faseado».
A instituição garante que «a política de apoio social, em conjunto com o esforço das famílias, tem permitido manter as taxas de incumprimento ao mesmo nível do ano anterior».
Os Serviços Académicos do IP Leiria identificaram 713 estudantes em situação de incumprimento (dados atualizados a 15 de junho de 2012), 653 no 1.º ciclo e 60 no 2.º ciclo, correspondente a 7,3 por cento dos estudantes inscritos 2011/2012.
«Existem ainda 504 estudantes com planos de pagamento especiais ativos, o que significa que renegociaram a forma de pagamento das suas propinas, e não estão, por isso, em incumprimento», assinala o comunicado.
Em Dezembro do ano passado, o IP Leiria formalizou o Fundo de Apoio Social ao Estudante (FASE), ao qual recorreram já 266 alunos, «mas este é um número com tendência crescente, tendo em conta o atual contexto»." 
(reprodução de notícia Lusa/SOL  online, de 15 de Junho de 2012)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: