Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, setembro 19, 2007

Do seminário de hoje

Não pretendendo que sejam confundidas com a acta, do Seminário de hoje na UMinho (sobre a implementação do RJIES), deixo abaixo umas quantas frases do apontamento para memória futura que fui fazendo. Os autores desculpar-me-ão a pouca fidedignidade das transcrições.
------------
José Ferreira Gomes:
- "A universidade não é uma autarquia";
- "Também não é uma repartição pública como as outras";
- "Subsiste o risco que o reitor tenha um excesso de poder formal, não controlado".
*
Alexandre Sousa:
- "O RJIES é um ensaio, um protótipo. Depois de 2009 irá surgir o produto";
- "É o Conselho Geral que fabrica o reitor, daí que eu ponha o acento no CG";
- "A universidade vai ter que ter um plano estratégico".
*
António Cândido de Oliveira
- "A lei anterior tratava a universidade como uma corporação, que se autogeria";
- "A universidade pertence aos cidadãos, ao chamado povo fiscal";
- "A lei estabelece que é o Senado que determinará os procedimentos conducentes à aplicação da nova lei".
------------
Nota da organização do seminário: não considerando o seminário, nesta 4ª feira viveu-se na UMinho um dia particularmente atarefado; a esta luz se deverá entender a dificuldade que existiu no recrutamento de oradores da casa; felizmente, os dias dos meses que se avizinham serão bem mais relaxados; daí que não deva faltar tempo para que aprofundemos, todos, a importância e as implicações da nova lei nas diversas dimensões da vida universitária [Não me resta a menor dúvida, se bem que por vezes me engane (eu, JCR, entenda-se)!].

6 comentários:

Anónimo disse...

sou investigador e adorei deveras a mensagem da doutora isabel ferreira na defesa dos interesses intrínsecos dos meus colegas só é pena que não tenha comparecido quase ninguém com a ampla divulgação que foi remetida pelo doutor pedro oliveira
JL

Regina Nabais disse...

Hei Cadima, PARABÉNS.
A sua organização foi uma óptima ideia e um sucesso, para quem se interessa por intervir na construção do próprio futuro.

Abraço,

J. Cadima Ribeiro disse...

Cara Regina Nabais,
Obrigado pelas suas palavras de estímulo, uma vez mais.
Eu não utilizaria essas palavras. Diria, antes, que foi uma pedrada no charco.
Como quer que seja, saí satisfeito e com vontade de partir para outra.
Um abraço,

PS: de permeio, em conversa com o Alexandre Sousa, ficou a perspectiva de organizarmos num futuro próximo um novo encontro de "bloggers", não necessariamente no mesmo formato do de Coimbra; como lhe soa a ideia?

Anónimo disse...

Pelos burburinhos que me chegaram nem tudo foi mau apesar da pouca participação.
É pena que a nossa, assim como a comunidade académica nacional, tão pouco ou nada se tenha ou queira pronunciar-se a respeito de matéria de tão elevado interesse não só para o futuro das instituições universitárias em especial, como para todos os seus agentes em particular.
Coloco novamente a questão de saber se a não participação dos " da casa" se deve ao medo infiltrado.
Eu mesmo não me identifico! Porquê??

Regina Nabais disse...

Caríssimo Cadima, parece que se não conseguirmos chegar lá por diferenciais de pressão e ventanias promovidas por «bloggers & outros associados Ltda.» nunca Lá chegaremos.
Por isto, penso que é só organizarmos com o formato e onde entender - porque, pela parte que me toca, desta vez nem que vá de alma penada, garanto-lhe(s) que vou.
ABRAÇO.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caros(as),
Reportando-me ainda a "actas" do evento em epígrafe, deixo mais uma referência; a saber: a do colega da UMinho Jaime Rocha Gomes (Prálem D`Azurém).
Respiro de alívio: o trabalho está feito (com um muito pequeno contributo da minha parte).
Um abraço,