Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

segunda-feira, dezembro 15, 2008

"Dúvida (muito) pertinente sobre as eleições para o Conselho Geral da UM"

«Cara comunidada académica:
Com a publicação dos novos estatutos da UM e as eleições para os órgãos sociais da UM para breve, gostaria de colocar uma questão que penso ser muito pertinente, a quem me possa elucidar esta dúvida:
Onde é que se enquadram os novos Investigadores Auxiliares da UM nas candidaturas para as listas dos órgãos sociais???
De acordo com os novos estatutos da UM, está antecipada a participação de investigadores não docentes nos órgãos sociais da UM! Ora, quando para o conselho geral se pedem 12 representantes de docentes e investigadores, não está bem claro se se exige ou não a presença de investigadores!
Como certamente concordarão, as carreira de Investigador e Professor, embora tenham muitas semelhanças, também terão muitas diferenças, e por isso parece-me fundamental que estejam presentes nos órgãos sociais da UM investigadores auxiliares (na inexistência actual de outro escalão de investigadores). Mais ainda, quando os mandatos são para 4 anos, e quando os programas Ciência 2007/2008/2009 abrangem um prazo de 5 anos, parece-me urgente que já na primeira eleição sejam incluídos necessariamente alguns investigadores, pois 4 anos representa um periodo muito largo, onde certamente terão que ser tomadas decisões importantes que afectaram directamente a actividade profissional de todos os investigadores não docentes da UM!
Ora, não tem sido fácil nem claro compreender como é que os novos investigadores auxiliares podem participar neste acto eleitoral, uma vez que não temos propriamente uma estrutura politica implementada, onde poderia dirigir-me ou à sede do PS, PSD, CDS, BE, CDU e militar-me no determinado partido, para posteriormente fazer parte de uma lista.
Certamente as listas já estão a ser feitas tendo em base conhecimentos antigos, e aos novos investigadores auxiliares, que são na sua grande maioria desconhecidos, será talvez extremamente dificil fazer parte dessas listas, e em consequência directa, serem eleitos, o que me parece um grave défice democrático!
Não sei a opinião dos meus restantes colegas Investigadores Auxiliares, mas eu gostava de saber as respostas que a comunidade académica da UM poderá ter para estas minhas preocupações!

Atenciosamente,
Nuno Cerca

PS- aproveito a ocasião para deixar votos a todos de um Feliz Natal e que 2009 não seja tão mau como se ouve dizer em alguns sectores da nossa sociedade!
---------------------------------
Nuno Cerca
IBB-CEB
Minho University
Campus de Gualtar
4700 Braga - Portugal
http://nunocerca.pt.vu/»
*
(reprodução integral de mensagem que me caiu esta tarde na caixa de correio electrónico, com a proveniência e com o título que se identificam)

Sem comentários: