Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, maio 26, 2010

Brincando à gestão das Escolas/Faculdades

Numa escola universitária perto de si foi nos últimos (5-6) anos adoptado um modelo de afectação de recursos financeiros que dita que a estrutura central da Escola fique com 85% das verbas de gestão corrente disponíveis e os Departamentos respectivos com 15%, do que resulta para o Departamento X, no presente ano (com um corpo docente quase todo doutorado de cerca de 40 pessoas), que o orçamento que lhe calhou(vai calhar) foi(é) de 2 877,00 €.
Numa altura em que tanto se fala de "excelência", diga-me(nos) se considera que isto são verbas que permitam propor o que quer que seja em termos de gestão financeira do dito Departamento. Terei todo o gosto em transmitir ao director do Departamento em causa todas as boas ideias sobre esta matéria que me façam chegar. Estou certo que ele vos ficará eternamente reconhecido.
J. Cadima Ribeiro

2 comentários:

Anónimo disse...

Autonomia e descentralização?
Ou conversa da treta?

Grandes centralizadores!
E prestam contas?

Anónimo disse...

Em qualquer problema matemático temos um conjunto de variáveis.

Nesta situação não temos variáveis, temos um problema:

a) Escola fica com 85% das verbas de gestão corrente, porque os Departamentos assim o consentem. Não se justifica nem fará qualquer sentido quando os doutorados fazem o trabalho administrativo.

b) cada doutorado ficaria com uma gestão de 72 euros. Preferia pagar do meu bolso e ter a autonomia de decidir. É uma situação hipoteticamente ridícula

uma solução sensata seria voltar a discutir as regras e redistribuir os valores