Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, junho 12, 2010

"Tudo justificado com a preocupação com a qualidade"

"Numa vila remota o ministério da educação transfere os alunos para a vila mais próxima, a hora e meia de distância. Tudo justificado com a preocupação com a qualidade. A verdade, no entanto, é que a verba está a ser cortada.
O recuo da oferta pública é acompanhado de um avanço da provisão privada. O que está na forja é um sistema dual: um serviço de saúde e uma escola (mínima) para quem não pode pagar, outro serviço (que promete qualidade) para quem pode; a classe dos que podem e a classe dos que não podem, como dantes. É isto que realmente queremos?"

José M. Castro Caldas

(excerto de mensagem, datada de quarta-feira, 9 de Junho de 2010, e intitulada A crise como oportunidade, disponível em Ladrões de Bicicletas)

3 comentários:

Anónimo disse...

Quadros afectos ao Partido Socialista

“In Diário do Minho
sábado, 12-06-2010

O reitor da UM é também reconhecido pelos deputados “rosa” como uma personalidade numa posição privilegiada para afirmar o carácter apartidário do fórum, que os socialistas querem desligar de qualquer conotação político-partidária.”

Estaremos neste fim de ciclo em risco de perder o chefe da repartição UM na sua metamorfose em troféu partidário?

Seria apenas patético se a promiscuidade partidária da reitoria não prejudicasse a universidade.

Esta universidade instrumentalizada não é a minha universidade!

Anónimo disse...

"Fórum promovido pelos deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Baga"

http://www.diariodominho.pt/conteudo/39659/Braga%20tem%20valores%20para%20sair%20da%20crise

A censura feita por Barreto à AIM não consta da versão electrónica da notícia ...

Anónimo disse...

http://umonline.uminho.pt/ModuleLeft.aspx?mdl=~/Modules/Clipping/NoticiaView.ascx&ItemID=31002&Mid=120&lang=pt-PT&pageid=75&tabid=13