Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, setembro 24, 2010

Escola Superior de Desporto de Braga: comunicado da CMBraga

« O Governo aprovou hoje (quinta-feira, 24 de Setembro), em Conselho de Ministros, a Escola Superior de Desporto de Braga. Fê-lo, reconhecendo «o interesse público» desta nova unidade de Ensino Superior, que vai instalar-se no Parque Municipal de Exposições e Desportos de Braga.
De acordo com o decreto-lei, que segue para publicação, o Conselho de Ministros determina a integração da nova escola no sistema de Ensino Superior, «incluindo o poder de atribuição de graus académicos dotados de valor oficial».
O facto motiva a óbvia congratulação pública do Presidente da Câmara Municipal de Braga, que, assim, reconhece a importância deste projecto no contexto da oferta de formação superior em Braga, mormente numa área em crescente afirmação socio-cultural.
Tendo liderado «um conjunto de actores sociais de grande relevância», que conduziu todo o processo ora ratificado superiormente, o Município de Braga não pode deixar de sublinhar o interesse social e económico que a instituição desta nova escola representa para Braga e para a região, não só como entidade empregadora, mas como prestigiante plataforma de Ensino Superior.
Refira-se que na sustentação do processo sujeito à apreciação governamental resultou fundamental o conjunto de equipamentos desportivos já disponíveis e a disponibilizar pelo Município de Braga, designadamente o Estádio 1.º de Maio, a Pista Coberta de Atletismo, o Complexo de Piscinas, ou o Pavilhão Gimnodesportivo Municipal, entre outros.
Câmara Municipal de Braga, 23 de Setembro de 2010
P’ O Gabinete da Presidência,

(João Paulo Mesquita, adj.)»
*
(reprodução integral de mensagem que acabou de cair-me na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada - comunica@cm-braga.pt)

9 comentários:

Anónimo disse...

Após vários anos a ouvir que este projeto se ia concretizar, mesmo antes de fazer a minha formação académica, fico feliz por aqueles que poderão receber formação na cidade mais jovem da Europa. Braga, por este aspecto social tão importante, já estava a precisar de formar os seus agentes desportivos!
Gostaria de saber quando é que iniciará o curso. Cumprimentos.

Anónimo disse...

para os mais desatentos, aconselho a confirmarem a oferta formativa do IE para este ano lectivo e verão que a inovação da UM passa por coincidir com a isntituição citada, nomeadamente em curso e pós-graduação em educação fisica...mais um tiro nos pés da UM?

Anónimo disse...

Tiro nos pés da UM?

Concerteza que os membros do Conselho Geral foram alertados em tempo para isto. Concerteza que se manifestaram em tempo sobre isto. E certamente que a Universidade tinha uma estratégia para isto.
Ou não?

Tudo parece cada vez mais transparente!

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro visitante,
Por minha iniciativa, este assunto foi brevemente ventilado na última reunião do CG.
Segundo foi dito por quem podia fazê-lo, o projecto em causa é da iniciativa de uma entidade privada e enquadra-se no ensino do tipo politécnico. Supostamente, é um projecto para o qual a UMinho não foi chamada, nem teria que sê-lo.
Concordo que o assunto merecia ser melhor esclarecido.
Cordiais cumprimentos,

Anónimo disse...

A UMinho não foi chamada, nem teria que sê-lo?

cumprimentos

Unknown disse...

Mas afinal, esta futura Escola Superior de Desporto, faz parte da UM?

Cumprimentos.

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro toze_huky,
A resposta definitiva à questão que enuncia é não. A dita escola é um projecto privado, associado a outros projectos de ensino de iniciativa privada existentes na "região".
Cordiais cumprimentos,

Bruna Pereira disse...

Eu gostava de saber se a Escola Superior de Desporto equivale, ao ensino superior, neste caso, a uma licenciatura.
Gostava ainda de saber se está a funcionar a escola e que realmente este projecto andou para a frente!
Cumprimentos

J. Cadima Ribeiro disse...

Caro leitor,
O projeto em questão não avançou. Não há atualmente nenhuma escola de ensino superior em Braga no âmbito do desporto. Lamento.