Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, maio 03, 2011

"A RGA, o regime fundacional e as eleições dos representantes dos estudantes no conselho geral"

«De: Alberto Carlos Carvalho de Almeida
Enviada: ter 3/5/2011 03:01
Para: UM Alunos
Assunto: A RGA, o regime fundacional e as eleições dos representantes dos estudantes no conselho geral

Colegas,

a propósito das recentes considerações em nome do Presidente da Mesa da RGA gostaria que levassem em conta os seguintes factos:

1- é no mínimo estranho que o Presidente da Mesa da RGA diga, a 2 de Maio (prestem atenção à data), que "foi com surpresa" que tomou conhecimento de insinuações levadas a cabo por alguns alunos relativamente à última Reunião Geral de Alunos, já que o email que enviei a 22 de Abril, manifestando o meu protesto por ter recebido uma convocatória para uma RGA, via email, poucas horas antes de esta se realizar, foi também dirigido à mesa da RGA, tendo merecido resposta do seu Presidente a 26 de Abril. Sendo assim, o que leva o Presidente da Mesa da RGA (a partir daqui referir-me-ei à sua qualidade como PM-RGA) a ficar surpreendido apenas a 2 de Maio, depois de ter já respondido "às insinuações" a 26 de Abril.

Estou longe de pensar que terá algo a ver com as eleições dos representantes dos estudantes no conselho geral que se realizam daqui a poucas horas!

Não fosse o Presidente da Mesa da RGA também um dos membros da Comissão Eleitoral que está a gerir este processo! Veja-se, a propósito, o apelo do próprio enviado há 8 horas atrás!

2- O Presidente da Mesa da RGA diz também que "não poderia pactuar por omissão com o comportamento dos mesmos colegas" por este ser "revelador de má-fé, desconhecimento e, quiçá, ignorância".

Ora, se os colegas agiram de má-fé, como poderiam agir também com desconhecimento? Para serem mal intencionados tinham que saber o que fazer, certo?

A ignorância resta, talvez, como a hipótese mais credível. Nós, os colegas ignorantes, prometemos que, no próximo ano, vamos procurar participar em TODAS as actividades de enriquecimento curricular (Gata na praia, na neve, no monte, no enterro, no velório, na recepção, na latada, na euforia, nos rallies, no comboio, nas praxes 24 horas, etc.)

3 - Voltando aos factos, diz o PM-RGA que "importa verificar que a data da convocatória para a última Reunião Geral de Alunos foi o dia 6 de Abril, portanto, oito dias antes da realização da mesma". Boa, é isso mesmo. Vamos lá então verificar isso. Já agora, como podemos nós, colegas ignorantes, verificar tal afirmação?

4 - Admitindo que o PM-RGA terá agido de boa-fé, quando este diz que "após consulta aos restantes elementos da Mesa, decidiu enviar uma comunicação electrónica à comunidade estudantil, horas antes da realização da dia Reunião, no sentido de promover a participação na mesma", importava conhecer o êxito de tal iniciativa. Por outras palavras,quantos alunos participaram na RGA de 14 de Abril?

5 - (a parte mais hilariante do texto) Diz o PM-RGA: "Numa altura em que estamos próximos das eleições dos Representantes dos Estudantes no Conselho Geral,

percebe-se que tal comportamento teve como objectivo influir sobre a formação da consciência eleitoral dos alunos da Universidade do Minho, o que é de facto reprovável a todos os níveis."

Como? Diga lá outra vez?
Para que conste, não integro nenhuma lista concorrente, nem tenho qualquer ligação ao processo. Sou aluno da UM e tenho o direito de pronunciar-me sobre o que à universidade diz respeito, nomeadamente quando nos tentam pisar!

Vejamos essa acusação por outro prisma, ao jeito de adivinha.
Quem escreveu um email a 2 de Maio (um dia antes das referidas eleições) a "apelar ao voto consciente e responsável"?
Dica: procurem nas vossas caixas de correio electrónico um endereço que, antes da @, tem uma palavra com 3 letras, sendo a 1ª um "r" e a última um "a".

Pista: a letra do meio é a primeira letra de um felino que representa as Monumentais Festas da Melhor Academia do País.

Quem são os 4 candidatos efectivos da lista C ao Conselho Geral?
Dica: procurem na composição da Direcção da AAUM.

Caros colegas,
se dúvidas tivesse em quem iria votar nestas eleições, tudo teria ficado mais claro com este episódio.
Pena é que a má-fé de uns, o desconhecimento de muitos e a ignorância quanto baste, vai fazer com que vá para o Conselho Geral quem vive do sistema, da teia de interesses instalada, da "máquina" da melhor academia do país.

Saudações e até melhores dias!»

(reprodução integral de mensagem de correio electrónico, com a origem identificada, que me caiu na caixa de correio electrónico durante a passada noite)

Sem comentários: