Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quinta-feira, maio 26, 2011

A UMinho fundação? "Segunda - 10h - Reitoria - SPN frente à Reitoria da UM"

«SPN FRENTE À REITORIA DURANTE REUNIÃO DO CONSELHO GERAL
Segunda, 30 de Maio, às 10h

O Conselho Geral da Universidade do Minho irá, na reunião de 30 de Maio, votar a proposta de passagem desta instituição pública a fundação de direito privado.
Perante uma decisão desta importância, o Conselho Geral ignorou os pedidos de realização de um referendo a toda a comunidade académica.
O Sindicato dos Professores do Norte espera que o Conselho Geral considere as posições que têm vindo a ser tomadas pela academia, nomeadamente os resultados dos referendos realizados autonomamente por quatro escolas da UM, que revelam uma oposição a esta transição.
O SPN já manifestou publicamente a sua preocupação com as consequências desta transição, não só para a Universidade do Minho, mas para o futuro de todo o ensino superior público.
Pela importância desta questão, segunda-feira, 30 de Maio, a partir das 10h, o SPN estará no Largo do Paço, frente à Reitoria da UM, demonstrando a sua determinação na luta pela defesa da natureza pública do ensino superior, pelos direitos dos trabalhadores da UM, e pelo direito ao acesso e frequência do ensino superior livre de condicionantes económicas, nomeadamente ao nível das propinas e da acção social escolar.
O SPN apela a que todos os docentes, investigadores, alunos e funcionários se juntem a esta iniciativa.
Saudações académicas e sindicais,

O Departamento de Ensino Superior do
Sindicato dos Professores do Norte
Porto 25 de Maio de 2011

Serviço de Apoio ao Departamento de Ensino Superior do SPN
Tel.: 22 60 70 554 /00
Fax: 22 60 70 595 /6»

(reprodução de mensagem, distribuída universalmente na rede da UMinho, que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico; a proveniência foi a que aparece identificada)

Sem comentários: