Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sexta-feira, janeiro 25, 2008

O comunicado e o (meu) comentário-resposta

«Caro colega Rui Vieira de Castro,
É assim mesmo: a cada um a sua verdade! E a comunidade universitária?
Essa ...
Cordiais cumprimentos,

J. Cadima Ribeiro»
---
«De: Rui Manuel Costa Vieira Castro
Enviada: sex 25-01-2008 12:58
Para: iec-todos; ecum-todos; EEG - Todos; eng-todos; ics-todos; iep-todos; ILCH - Todos; Direito - Todos; Todos - Arquitectura; ecs-todos; UM Reitoria, Órgãos e Serviços; ESE - Todos
Assunto: Sobre o Relato das Reuniões da Assembleia Estatutária

Aos Professores e Investigadores da Universidade do Minho

Venho, enquanto membro da Assembleia eleito pelo corpo de professores e investigadores da Universidade, exprimir publicamente o meu desagrado face à mensagem dos professores Licínio Lima, Manuel Gama, Lúcia Rodrigues, Pedro Gomes, Miguel Bandeira e Pedro Oliveira, ontem divulgada na rede da Universidade.
Não está evidentemente em causa a legitimidade de os membros da AE prestarem contas à Academia e àqueles que os elegeram. Este foi, aliás, um compromisso assumido pelas duas listas que se apresentaram ao sufrágio do corpo de professores e investigadores.
Está sim em causa, no meu ponto de vista, o sentido da divulgação de um 'relato' do que se passou na referida reunião que não é mais do uma versão cuja adequação não é aferivel a não ser por quem nela participou.
A Assembleia Estatutária decidiu a distribuição, no final de cada reunião, de um comunicado, da responsabilidade da Assembleia, resumindo a discussão e as deliberações tomadas. Isso foi feito já no caso da reunião do dia 18 de Janeiro.
Ora, a mensagem ontem divulgada omite aspectos substantivos da discussão havida, mencionados no comunicado da AE, e dá como verdadeiros factos que o comunicado não refere.
Lamento, nesta circunstância, não poder deixar de entender a mensagem dos meus colegas da AE como tentativa de impor a sua leitura dos trabalhos como leitura legítima, tentando condicionar, de um modo que me parece abusivo, a actividade da AE e, no imediato, as condições de elaboração da própria acta da reunião.
Julgo que acções deste tipo não contribuem para a criação do ambiente mais adequado à elaboração de um documento tão relevante como são os Estatutos da Universidade.

Com os melhores cumprimentos,
Rui Vieira de Castro
[Membro da Assembleia Estatutária]»
*
(reprodução integral de mensagem, de distribuição universal na rede da UMinho, que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, e do comentário-resposta que na altura me saiu)

1 comentário:

Anónimo disse...

Lê a acta...