Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, abril 06, 2010

"Os cursos de ensino superior ligados às Engenharias, Gestão e Economia têm de ser feitos em regime ‘sandwich', em regime de alternância"

Noticia Económico
A licenciatura vai ser uma espécie de ensino secundário avançado”:
http://economico.sapo.pt/noticias/a-licenciatura-vai-ser-uma-especie-de-ensino-secundario-avancado_85925.html
(cortesia de Nuno Soares da Silva)

2 comentários:

Anónimo disse...

No contrato que o MCTES celebrou com os Politécnicos até 2013 haverá 30.000 alunos em Mestrados de Politécnicos,

Imagine-se então em 2023. Nessa altura deverá haver qualquer coisa como 700.000 titulares de Mestrados (Politécnicos e Universidades) para aprox. 2,5 milhões de licenciados, pelo que não admira o teor do discurso do Professor Roberto Carneiro.

Anónimo disse...

Mas alguem tem duvidas, sobre as reais intenções do Reitor (em particular) sobre o designado "contrato de confiança"?? Para além de, tanto quanto sei, pelo menos numa Escola da UMinho, o processo ter sido tudo MENOS DEMOCRATICO e assumido/decidido pela esmagadora maioria dos seus docentes e, mais importante, dos seus órgaõs?
Ha uns que parecem estar condenados a ter que ser os "escravos" na UMinho, OBRIGADOS (isto mesmo!!) a ter de proporcionar a esta Univ grande parte das "receitas" e, outros, muito a custa destes, para poderem ser (ou ter todo o tempo do mundo) para poderem ser as "mentes brilhantes"!!
ALGUEM TEM DUVIDAS???
Sei que varios na UMinho, estão conscientes disto e nesta CLAMOROSA falta de VISÃO ESTRATEGICA para a Universidade!!
Até quando isto ira continuar? Ha vozes no Conselho Geral contra tudo isto??