Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, outubro 18, 2011

"Doutorandos portugueses com pouco financiamento disponível"

«Primeiro estudo europeu sobre a situação dos doutorandos e jovens investigadores conclui que os sistemas de financiamento nacionais não são suficientes para garantir a investigação e a qualidade de vida dos cientistas.
Geralmente, os sistemas de financiamento nacionais existentes não são suficientes, aumentando assim as dificuldades no que diz respeito à investigação e diminuindo, simultaneamente, a qualidade de vida do investigador". Quem o diz é Júlia Tomás, investigadora da Universidade do Minho e coordenadora da edição, publicação e disseminação do "Inquérito sobre a situação dos doutorandos e jovens investigadores na Europa", ou "Eurodoc", publicado na semana passada. Uma das principais conclusões do inquérito é que 20% dos doutorandos portugueses não recebe qualquer financiamento relacionado com o seu doutoramento (bolsa ou salário). Uma percentagem que é a quarta mais elevada dos 12 países europeus que participaram no estudo.
Uma das consequências mais visíveis é que os nossos doutorandos vão pouco para outros países. "Os resultados revelam que a maioria dos estudantes e doutorandos ainda não sai do país embora as razões motivacionais para viajar sejam bastante claras ", aponta Júlia Tomás. "Uma das razões para isso pode ser devido ao facto de não haver financiamento disponível e quando existe, ser difícil de o obter", explica a investigadora.
Um exemplo de alguém que quebrou essa amarra é Jorge Alves, que está a fazer o seu doutoramento em Política Comparada em Florença desde 2009. "A situação financeira enquanto bolseiro parece-me bastante confortável, especialmente estando enquadrado numa boa instituição que dispõe de recursos", testemunha Jorge.
Por outro lado, em Portugal, 24% dos inquiridos responderam que o financiamento que recebem pelo seu doutoramento não cobre os seus custos de vida. É preciso não esquecer, sugere Filipa Raimundo, doutoranda em Ciência Política e bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia, que "as despesas de um estudante de doutoramento podem ser muito elevadas: computador próprio, software especializado, bibliografia especializada, deslocações e estadias para trabalho de campo e participação em conferências, despesas com tradução e revisão de texto, são alguns dos exemplos que podem ser dados relativamente às ciências sociais".
O "Eurodoc" conclui ainda que 19% dos doutorandos e jovens investigadores portugueses não têm qualquer contrato. Apenas na Áustria e em Espanha esta percentagem é mais alta. Portugal e Espanha são a excepção no que toca aos contratos: nos outros países, o contrato a termo certo é a regra.»

(reprodução de notícia Económico online, de 16/10/2011)
__________________________
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: