Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, outubro 12, 2011

"Universidades desistem de ser fundações"

«Após as alterações impostas pelo Governo para o ensino superior, instituições consideram que o regime já não é vantajoso. Madeira e UTL travam processo.
Duas das três universidades que estavam em processo de passagem a fundação desistiram deste regime. A Universidades Técnica de Lisboa e a Universidade da Madeira puseram em marcha as suas propostas de passagem a fundação, no mês de Maio, que agora abandonam por considerarem "não ser o momento oportuno" devido à crise económico-financeira que o País atravessa.
Apenas a Universidade do Minho (UM) avançou com a proposta de passagem a fundação para a tutela de Nuno Crato. No entanto, o presidente do Conselho Geral da instituição, Luís Braga da Cruz, diz ao Diário Económico que a tutela "ainda não tem uma política definida sobre este assunto" e que cabe "ao Governo tomar uma decisão". E acrescenta que o reitor da UM tem vindo a reunir com o ministério de Nuno Crato e fonte oficial da reitoria assegura que "o processo está em andamento".
O regime fundação permite às instituições de ensino superior, depois de assinar um contrato-programa com o Governo, receberem "financiamento estatal de forma mais alargada, plurianual e não numa base de ano a ano, como é prática para as universidades que não são fundação", explica ao Diário Económico a reitora interina da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), Helena Pereira, que sublinha esta característica do regime fundacional como sendo "muito vantajosa", por permitir às universidades "planear investimentos num prazo mais longo".»

(reprodução de notícia Económico online, de 12/10/2011)
__________________
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: