Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

terça-feira, outubro 11, 2011

"U-Map pode ajudar a reflectir sobre sistema universitário português"

«O reitor da Universidade de Aveiro (UA), Manuel Assunção, disse hoje que o projecto de classificação das instituições de ensino superior europeias U-Map pode ajudar a reflectir sobre o sistema português.
O U-Map é um projecto da Comissão Europeia, no âmbito do Programa Aprendizagem ao Longo da Vida, que está a ser estudado e desenvolvido pelo Center for Higher Education Policy Studies (CHEPS), da Universidade de Twente (Holanda), e tem por objectivo classificar as mais de 3.000 instituições de ensino superior existentes na Europa.
O projecto, que se encontra numa fase piloto, foi hoje apresentado na UA e conta com a participação de todas as instituições portuguesas de ensino superior públicas e privadas, o que permite ter uma perspectiva do sistema no seu todo, do grupo das universidades e do grupo dos politécnicos.
"Acho que isto pode ser um instrumento muito útil para ajudar na reflexão sobre a racionalização do sistema do ensino superior português", disse à Lusa o reitor da UA.
Segundo Manuel Assunção, o objectivo é estabelecer "uma fotografia" de cada instituição, que posteriormente pode ser usada para "pensarmos sobre aquilo que estamos a fazer e também como um instrumento de gestão estratégica, que nos permitirá melhorar no futuro".
A intenção do U-Map não é produzir rankings, mas elaborar perfis com vários vectores, de acordo com parâmetros internacionais, que se visualizam em gráficos multifacetados, tendo em conta seis tópicos principais de avaliação: ensino e aprendizagem, troca de conhecimento, perfil do estudante, orientação internacional, investigação e envolvimento regional.
"A concorrência internacional no ensino superior e a crescente popularidade dos rankings têm mostrado que a diversidade do ensino superior europeu pode ser uma força potencial, mas que uma melhor compreensão dessa diversidade é necessária", explicam os promotores.
Além das instituições portuguesas, o U-Map conta com a participação das instituições de ensino superior da Estónia, Holanda e da região da Flandres (Bélgica).

(reprodução de notícia Público online, de 10.10.2011)
__________________________
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: