Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, agosto 22, 2012

"Acordo Portugal-Brasil para reconhecer graus académicos"

«Universidades portuguesas e brasileiras assinaram hoje, em Brasília, um memorando de entendimento para agilizar o reconhecimento dos graus académicos em Portugal e no Brasil, facilitando o acesso profissional...
O convénio, que numa fase inicial abrangerá os licenciados em Engenharia e Arquitetura, foi celebrado entre o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) e a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, a maior associação de universidades do Brasil, com sede em Brasília.
Em declarações telefónicas hoje à agência Lusa, a partir de Brasília, o presidente do CRUP, António Rendas, referiu que um grupo de trabalho "vai compatibilizar os mecanismos de avaliação dos dois países em termos de reconhecimento de graus académicos", processo que ficará "pronto até ao final do ano".
Numa primeira fase, os mecanismos de "avaliação, acreditação, reconhecimento", por parte de Portugal e Brasil, dos "graus académicos das universidades portuguesas e brasileiras" vão abranger os licenciados em Engenharia e Arquitetura.
Mas "a ideia é estender a outras áreas onde a necessidade do reconhecimento do grau académico possa também ser importante para o exercício da profissão", adiantou António Rendas, lembrando que "havia mecanismos burocráticos muito dispersos no Brasil" que impediam o reconhecimento das licenciaturas portuguesas.»
(reprodução de notícia DIÁRIO DE NOTÍCIAS online, de  2012-08-22)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: