Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

sábado, agosto 11, 2012

"Universidade castiga alunos"

«Dois estudantes da Universidade de Coimbra trocaram de identidade para fazer um exame na última época de Junho. Só não conseguiram concretizar o plano porque o cartão apresentado pelo aluno que ia responder à prova no lugar de outro levantou suspeitas e foram detectados.
Se na altura já estivesse em vigor o Regulamento Disciplinar dos Estudantes, aprovado no final de Julho, os dois seriam penalizados com uma sanção que, no limite, podia chegar à interdição da frequência da universidade até cinco anos. "É preciso impor sanções graves a quem faz isto", sublinha o reitor João Gabriel Silva.
Em curso está um processo disciplinar, mas a aplicação de sanções é complicada, segundo o reitor: "Queremos ser mais drásticos no tratamento destas situações". O regulamento disciplinar visa, precisamente, impedir a repetição destes comportamentos, assim como travar os casos, cada vez mais frequentes, de plágio e de cópia. As sanções vão desde a simples advertência até à suspensão de actividades, de avaliação ou interdição da frequência. "É preciso ter medidas dissuasoras", frisa o reitor ao prometer "muito empenho em sancionar" tentativas de fraude nos exames e em todo o processo de avaliação.»

(reprodução de notícia CORREIO DA MANHÃ online, de 10 de Agosto de 2012)

[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: