Fórum de Discussão: o retorno a uma utopia realizável - a Universidade do Minho como projecto aberto, participado, ao serviço do engrandecimento dos seus agentes e do desenvolvimento da sua região

quarta-feira, agosto 29, 2012

"Reitores dizem que ministro prometeu criar uma comissão para discutir nova fórmula para as universidades"

«Nuno Crato garantiu aos reitores que a nova fórmula de financiamento do Superior vai ser decidida em conjunto. Esta fórmula é a que vai ditar a dotação orçamental transferida para as universidades e politécnicos no OE/2013.

O compromisso assumido pelo ministro pode mesmo, segundo reitores contactados pelo Diário Económico, resultar na criação de uma comissão. Esta foi a ideia deixada por Crato na última reunião com os reitores, a 3 de Agosto. " [O ministro] prometeu que de futuro ia constituir uma comissão, na qual as universidades estariam representadas, para discutir as propostas de alteração da fórmula de financiamento e para preparar o próximo orçamento", disse ao Diário Económico o vice-reitor da Universidade de Lisboa, António Vasconcelos Tavares.
João Guerreiro, reitor da Universidade do Algarve confirma e acrescenta que Crato está também disponível para discutir a reprogramação do QREN até 2020 e o novo Regime Jurídico para as Instituições de Ensino Superior.
Ao Diário Económico, Nuno Crato admite que "ficou genericamente acordado com os reitores haver conversações para o estabelecimento de futuras metodologias para o financiamento das universidades", mas diz que "não ficou, para já, prevista qualquer comissão para o efeito".
A nova fórmula de financiamento do Ensino Superior é uma das maiores preocupações dos reitores, que vão discutir o assunto na próxima reunião do CRUP, a 11 de Setembro, segundo o vice-reitor da Universidade de Lisboa.» 
(reprodução de notícia ECONÓMICO online, de 29/08/12 - Ana Petronilho)
[cortesia de Nuno Soares da Silva]

Sem comentários: